Para além da coroa, a rainha Isabel II ficou conhecida pelos lenços elegantes e, tal como a monarca que deixou um legado no mundo da moda, outras celebridades sempre foram fãs de lenços.
Em 1937 a Hermès lançou a primeira linha de lenços de seda em formato quadrado e com estampados. A partir daí, saltaram das lojas para a cabeça de mulheres francesas, de estrelas de Hollywood e de celebridades, como a cantora Carmen Miranda, Audrey Hepburn (que ficou conhecida pela personagem Regina Lambert no filme “Charada”) ou a princesa Grace Kelly.
Podem ter passado décadas, mas o lenço de seda volta a renascer pelas mãos de Rosa Maria Fonseca, responsável pela nova marca My Name is Rose.
Com o evoluir dos tempos, a forma de fazer os lenços também mudou e esta nova marca portuguesa focou-se na sustentabilidade ao apostar no reaproveitamento de tecidos em stock e ao usar tintas sublimáticas à base de água nas estampagens.
Como uma rosa que floresce, a moda dos lenços volta com padrões de rosas, tons rosados ou num verde água, inspirados nos jardins onde estas flores crescem.
A coleção da My Name is Rose é composta por um total de sete lenços de padrões diferentes, e de três acessórios para os mesmos, inspirados nas flores, na natureza e nas memórias de infância de Rosa Maria Fonseca — seja o dia em que ofereceu uma rosa de papel à mãe ou de quando o pai era emigrante e lhe trazia postais com rosas.
Podes comprar as rosas com toque de seda diretamente no site da marca.