Logomania. Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Logomania, luxo e sustentabilidade. O mundo está a mudar?

 A Louis Vuitton, Prada e Valentino acabam de adaptar os seus logos a uma versão mais verde e para projetos especiais de sustentabilidade.

O mundo já se questiona: Será um sinal de verdadeira mudança no mundo da moda? Quando todas as marcas falam de propósito e os trend forecasters alertam que já entrámos na Era Pós-Propósito, os recentes lançamentos de três grandes marcas de luxo parecem estar alinhados com aquilo que os consumidores pedem: mais do que mensagem, mostrem-nos ações.

A Louis Vuitton é precisamente uma das primeiras ao fazer um makeover ao seu clássico monograma e ao aplicá-lo nos seus novos ténis. Chegam ao mercado em setembro, o logotipo assemelha-se a um símbolo de reciclagem e, segundo a marca, são produzidos com 90% de material reciclado. Um movimento que se vê também na Prada e na Valentino que adaptaram o seu logotipo para uma linha específica também a fazer lembrar sinais que habitualmente associamos a símbolos de reciclagem.

Que as grandes marcas de luxo têm quase a obrigação de liderar o caminho da sustentabilidade não é novidade e têm dado provas disso. A grande novidade acaba por ser o arrojo de mexer num dos mais importantes elementos da sua identidade – o seu próprio logotipo. Sinal que de o mercado pode estar efetivamente a mudar e a dar resposta a um consumidor que exige cada vez mais a incorporação de valores e práticas sustentáveis.

Alterar o branding, um dos principais sinais de autenticidade de qualquer marca, é um risco. Mas por outro lado, pode ser a tal ação que os consumidores esperam das marcas. E aí o risco pode valer a pena!

 

Evasão

Escolhas Versa: O que fazer esta semana em Lisboa

Cinema ao ar livre, sessões musicais num dos lugares mais românticos ou programas culturais – é só escolher como ocupar a semana.

Coolhunting