Esta terça-feira, 16 de sexta-feira, começa a visita oficial de Donald e Melania Trump ao Reino Unido. Durante a estadia em terras de sua majestade, o presidente dos Estados Unidos e a primeira-dama devem ficar hospedados no Castelo de Windsor, em Berkshire.
Está programado que nos próximos dias o casal seja acompanhado pelo Rei Carlos III, a Rainha Camilla e os Príncipes de Gales, William e Kate. E, segundo a Hola, além dos eventos que estão marcados na agenda oficial do casal, a primeira-dama está a planear uma visita, na companhia da atual rainha, a uma exposição que destaca a casa de bonecas da Rainha Mary de Teck, a bisavó do atual rei.
Trata-se literalmente de "uma mansão em miniatura, tal como aquela em que o rei e a rainha poderiam viver... com todos os detalhes", explica Edwin Lutyens, um dos arquitetos urbanistas mais importantes do século XX, citado no artigo.
Foi, aliás, construída com os melhores materiais da época e com eletricidade, água corrente, elevadores funcionais, assim como quartos perfeitamente mobiliados e decorados. Todo o projeto envolveu 250 artesãos e fabricantes, 60 decoradores, 700 artistas, 600 escritores e 500 doadores.
Esta casa de bonecas foi um presente oferecido a Mary por uma amiga de infância, a Princesa Mary Louise, e o projeto que começou em 1921 apenas ficou completo em 1924.
Tem vários quartos, uma adega com uma seleção de bebidas, uma despensa cheia de embalagens de chá e muitos biscoitos. Está ainda decorada com peças Fabergé, relógios da Cartier, armários orientais, cómodas de prata, entre muitos outros detalhes valiosos.
Para além disto, a casa de bonecas tem uma biblioteca com miniaturas do trabalho de vários autores, como Joseph Conrad, Sir Arthur Conan Doyle, Thomas Hardy, Aldous Huxley, Rudyard Kipling, e Vita Sackville-Wes. Camilla renovou este espaço no ano passado para marcar o centenário desta casa de bonecas.
Podes conhecer melhor esta casa de bonecas na galeria de imagens.
