Em maio de 2024 foram vários os que assistiram à queda de um meteorito em Portugal, entre eles a jovem Milena Refacho que ficou viral nas redes sociais. Passado mais de um ano, um fenómeno semelhante volta a acontecer, desta vez com um meteoro que rasgou os céus da Península Ibérica este domingo, pelas 19h40 (hora de Portugal continental).
O fenómeno foi registado em vídeo, como mostram as imagens captadas pela Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (VOST Portugal).
#Meteoro #Portugal Eram 19h41 em Portugal Continental quando um clarão surgiu e foi visto em vários pontos do país.
— VOST Portugal (@VOSTPT) November 2, 2025
(Video via Soldados da Paz no Instagram) pic.twitter.com/ITh6VxASus
No vídeo é possível ver um enorme clarão no céu provocado pelo meteoro, que é classificado por muitos dos observadores deste tipo de fenómenos como um bólide, isto é, um tipo de meteoro particularmente brilhante e luminoso. O brilho foi tal, que o meteoro até ofuscou a luz da Lua.
Segundo os comentários nos vídeos partilhados nas redes sociais, o meteoro foi visto em diversas localidades do país, como Castelo Branco e Vila Real, também Coimbra, Santarém, Aveiro, Figueira da Foz e Vila Real de Santo António. Já em Espanha houve registos em locais como Sevilha ou Cáceres.
Sabe-se que os bólides entram na atmosfera terrestre a velocidades muito elevadas, podendo mesmo ultrapassar os 70 mil quilómetros por hora, sendo visíveis a dezenas ou centenas de quilómetros de distância. Para além do impacto visual, neste tipo de fenómenos pode ainda ser possível ouvir um som explosivo, que dá origem a fragmentos meteoríticos.
