Sim, as temperaturas altas vão continuar a fazer-se sentir pelo menos até este sábado, 31 de maio, "com destaque para o calor mais intenso nas regiões do interior e do sul", lê-se na CNN Portugal. E nos próximos meses o que podemos esperar?
Infelizmente, ainda não existem previsões muito certas para os meses de verão, por isso, analisámos um relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para saber quais foram os dias mais quentes do ano passado, acompanhando assim as tendências climáticas.
De acordo com o IPMA, "o dia mais quente do verão de 2024 foi registado no dia 23 de julho" que contou "com uma temperatura média de 27.67°C e uma temperatura máxima média de 36.87 °C (no território continental)".
Mais especificamente, neste dia, a temperatura máxima registada foi em Alvega, em Abrantes (45.5 °C). Já no dia 24 de julho do ano passado foi registado o valor mais alto de temperatura mínima do país em Portalegre (28.6 °C).
Lê-se também que apesar de terem sido registados alguns "períodos frios em junho e julho", começou, no final de julho (22 de julho) um período quente que apenas terminou "no final de agosto, com vários dias consecutivos com valores de temperatura, em especial da máxima muito acima da média mensal".
Olhar para estes dados pode ajudar a perceber melhor o que esperar dos próximos meses e espreitar a galeria de imagens facilita a escolha das praias ideais para fugir ao calor.
