Fora | Fotografia: D.R.
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Há 10 anos que estes óculos saem Fora da caixa, mas nunca da moda

Intemporalidade é a palavra que define a Fora, mas não penses que a oferta da marca portuguesa de óculos de sol estagnou no tempo. Muito aconteceu nos últimos 10 anos.

A história da marca portuguesa Fora começa em 2014, ano em que surgiram no mercado os primeiros modelos de óculos de sol com foco na intemporalidade, celebrando-se já 10 anos de um percurso rico que a VERSA dá conhecer nesta diVERSA.

A ideia do negócio não surgiu de uma paixão desmedida por este acessório ou de uma súbita vontade de vender óculos de sol, mas sim da aferição de uma lacuna no mercado. 

“Tudo começou quando um amigo e eu descobrimos um stock de óculos de sol vintage que começámos a vender em feiras e mercados em Lisboa. Com essa experiência, rapidamente percebemos que havia uma oportunidade no mercado para uma marca independente que combinasse autenticidade, design e intemporalidade”, conta à VERSA Miguel Barral, co-fundador da Fora.

Miguel Barral, co-fundador da Fora | Fotografia: D.R.

No primeiro lançamento foram apresentados cinco modelos e a prova de que a marca é fiel à sua identidade, isto é, à promessa de intemporalidade, é que dois deles, os Hero e Dreamer, continuam a fazer parte do portefólio da marca.  

"De todos os modelos que já lançámos, apenas uma pequena parte foi descontinuada, o que reflete o nosso compromisso em criar designs duradouros e relevantes”, garante Miguel.  

A consistência é essencial, assim como é a inovação e nestes últimos dez anos a Fora não poupou na apresentação de novas propostas, feitas a pensar em quantas mais décadas de uso forem possíveis.  

Feitos cá dentro, com um pé lá Fora 

Intemporalidade e modernidade parecem, à primeira instância, antónimos, mas na Fora são conceitos dependentes e os grandes responsáveis pela longevidade da marca.  

“No design, mantivemos o compromisso com uma estética intemporal, mas explorámos novas formas, materiais e acabamentos para manter os nossos óculos apetecíveis e dentro das tendências. As colaborações também trouxeram novas perspetivas e inovação às nossas coleções”, reflete Miguel Barral.  

Uma dessas colaborações envolveu a digital influencer Mafalda Patrício, com quem a marca desenvolveu uns óculos de sol de edição limitada, com formato hexagonal e em cinco cores, lançados no início do ano.

 

 

Já no que toca a tecnologia, a Fora foi lá fora à procura de inovar em termos de técnicas e materiais e daí resultou o modelo Titan, produzido no Japão, com titânio, material altamente resistente e leve em simultâneo. 

“Esta evolução permitiu-nos melhorar a qualidade, durabilidade, inovar e procurar novas soluções”, diz o co-fundadora da Fora.  

Estética Vs. qualidade: como conquistar pela saúde 

Usamos óculos de sol de verão e de inverno, muitas vezes como complemento aos looks, conjugando cores e padrões consoante a roupa. Mas usar óculos de sol é muito mais do que estética, é saúde, neste caso dos olhos.

Contudo, ainda existe um caminho a percorrer na mudança do mindset no que diz respeito à tendência para a desvalorização da qualidade/proteção solar das lentes e nesta missão a Fora cumpre o seu papel.  

“O nosso target valoriza a Fora exatamente porque é um produto de qualidade com um design intemporal e que por isso consegue ser sempre atual. O que podemos dizer é que o pós-pandemia trouxe um novo paradigma ao consumo e há cada vez mais pessoas a privilegiar marcas como a nossa porque trazemos valor acrescido e representamos uma boa relação qualidade-preço”, refere Miguel.  

É precisamente essa relação que diferencia a Fora e faz de alguns modelos sucessos de venda, sendo eles o Goldlover, o Hero, o Dreamer e o Rider.  

Daqui a 10 anos... 

“Nos próximos 10 anos, planeamos abrir mais lojas, lançar novos produtos e estreitar o nosso envolvimento com outras marcas, pessoas e instituições, tal como temos feito até agora”, promete Miguel Barral.  

O compromisso da Fora é continuar a trabalhar no seu próprio ritmo sobre o lema “a pressa é inimiga da perfeição”, mantendo-se fiel aos valores e, claro, sempre à intemporalidade. 

A Fora tem cinco lojas físicas em Portugal, distribuídas por Lisboa (Chiado, Baixa e Campo de Ourique) e Porto (Clérigos e Rua Mouzinho da Silveira) e os óculos de sol podem também ser adquiridos na loja online. 

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