Adotar um animal é uma responsabilidade na vida. É aceitar um novo membro na família, amar um novo ser, é um compromisso. Embora nem sempre possível. Mas Cátia Bertelo encontrou uma forma de criar uma ligação e ajudar os animais mesmo quando não os podemos ter em casa.
“Ter um animal é muito mais do que um capricho. Há pessoas que sabem a grande responsabilidade que é ter um animal e que, por não terem o espaço adequado ou uma vida profissional ou pessoal que permita dedicar o amor e a atenção de que os animais precisam, optam por não ter, apesar de gostarem muito deles. Comprar os nossos produtos é uma forma de ajudar os animais que mais precisam”, diz à VERSA.
Cátia, de 41 anos, é gerente de residências universitárias em Lisboa e, ao mesmo tempo, do projeto que criou em 2014, o Adopt Bag.
A ideia surgiu após concluir a formação em Marketing nos Estados Unidos, depois de ter contacto com pessoas que dedicavam-se em simultâneo ao trabalho a full-time e a projetos pessoais. Incentivada por essas histórias, desenhou o projeto que queria criar, com uma certeza: tinha de ajudar animais, uma das suas grandes paixões.
"Foi então que tive a ideia de criar a Adopt Bag. ‘Adopt’ porque incentivamos a adoção e ‘Bag’ porque tudo começou com uma tote bag”, conta.
Adota uma mensagem
As tote bags foram o foco do projeto Adopt Bag até 2019, ano em que surgiu uma novidade: uma coleção de t-shirts. Foram determinantes para que o projeto ganhasse escala, surgindo depois acessórios decisivos também para que a mensagem e a vontade de ajudar chegasse mais longe.
“Temos produtos com frases bastante ligadas aos animais como a camisola ‘Protect Animals’ ['Protege os animais', em português], mas também temos outros produtos com frases mais gerais como ‘Little things make big things happen’ [‘Pequenas coisas fazem grandes coisas acontecer’] ou a ‘Spread the Love’ [‘Espalha o amor’]”, diz Cátia.
Outras frases que se encontram estampadas em tote bags, t-shirts e bonés são “os animais não são brinquedos”, “ama os animais e a natureza”, “o poder do amor”, “gatos são cool”, entre outras, que se dividem entre as coleções de criança e adulto.
Mas quem é que pensa em cada design?
“Toda a coleção infantil é desenhada pela minha filha que tem neste momento 12 anos. A primeira ilustração foi desenhada quando ela tinha apenas 8 anos e, por isso, a coleção infantil vem da imaginação dela e do amor e respeito que tem pelos animais. Relativamente à coleção de adulto, algumas ilustrações foram desenhadas por mim e outras por artistas convidados, como a Tina Siuda e a Ninai Freitas”, refere Cátia.
Um look que veste uma causa
O principal foco da Adopt Bag é ajudar quando se veste uma t-shirt ou se usa uma tote bag.
A Adopt Bag tem uma parceria com a Associação Java, que se traduz na oferta de 20 refeições por cada tote bag vendida e de 10 refeições por cada t-shirt ou acessório. Deste modo, "cada produto oferece algo quantificável e não uma percentagem, que muitas vezes é algo abstrato", sublinha Cátia Bertelo.
Para além dos animais, o planeta também está subjacente a esta causa, uma vez que todos os artigos são feitos com materiais sustentáveis, como algodão orgânico e poliéster reciclado, e todas as roupas e tote bags são certificadas pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), GOTS e Fair Trade.
Quantas t-shirts para chegar às 30 mil refeições?
Já lá vão dez anos desde que Cátia Bertelo fundou a Adopt Bag, e mais virão, mas para este existe um objetivo especial: chegar às 30 mil refeições oferecidas de 27.786 já entregues à Associação Java.
A meta será facilitada com uma novidade que está a ser preparada, a nova tote bag de Natal, um presente solidário e ao mesmo tempo útil para o dia a dia. Outro incentivo para chegar ao objetivo é o regresso de alguns modelos esgotados.
Os artigos da Adopt Bag estão à venda no site e não há como lhes resistir, a eles e aos animais que apoiam.