Já sabemos que comer mais bananas pode ser o segredo para melhorar a saúde digestiva e cardíaca, mas já pensaste em vestir roupa feita a partir de cascas de banana?
Esse pode vir a ser o futuro e a Musa acuminata, como é conhecida cientificamente a banana, pode muito bem vir a ser a nova “musa” dos designers de moda.
Apesar do uso de bananas na indústria têxtil ser uma prática antiga, especialmente em países asiáticos como a Índia, Nepal ou Japão, tem atraído as atenções graças à procura por materiais sustentáveis e ecológicos.
Recentemente, cientistas da Universidade de Northumbria e com parceiros no Paquistão criaram uma solução para transformar os resíduos de banana em têxteis ecológicos e energia limpa. Enquanto os restos de banana são convertidos em fibras têxteis, os resíduos restantes são transformados em energia renovável.
Em causa está o uso da fibra de banana, que se destaca por ser forte, durável e biodegradável, o que a torna numa alternativa sustentável a fibras sintéticas e mesmo algumas fibras naturais tradicionais.
É por isso que várias empresas de moda e design têm vindo a explorar o seu uso para criar produtos inovadores e que respondam às exigências dos consumidores, cada vez mais conscientes da importância de preservar o meio ambiente.
A Balenciaga já deu o exemplo ao lançar uma versão dos icónicos sneakers Triple S, mas feitos a partir de bananas. O Bananatex, um tecido de lona resistente, ecológico e sem plástico, é criado a partir de bananeiras Abacá cultivadas nas Filipinas e apresenta-se como uma alternativa aos tecidos sintéticos.