Em tempos em que as marcas de luxo procuram reinventar-se para atrair novos clientes, a Burberry é uma das marcas em processo deadaptação depois de passar um mau bocado financeiramente falando. Para fazer face aos maus resultados dos últimos tempos, a conhecida marca de moda britânica decidiu voltar às origens, concentrando-se nos elementos que sempre a definiram: as emblemáticas gabardinas e os clássicos cachecóis.
A aposta na recuperação passa, antes de mais, por uma revisão da estratégia de preços. Consciente de que os consumidores são cada vez mais exigentes e seletivos, a Burberry anunciou que vai baixar os valores praticados, tornando os seus produtos mais acessíveis, apesar de os preços continuarem proibitivos para muitos. Esta medida surge como uma resposta à contestação de que a marca se havia distanciado demasiado do seu público alvo, ao apostar numa gama de produtos de luxo a preços demasiado elevados.
Mas a redefinição da Burberry vai além da questão dos preços. A empresa está determinada a reavivar a sua herança britânica, apostando nos produtos que a tornaram famosa: as suas icónicas gabardinas e os cachecóis com o conhecido padrão. Trata-se de um regresso às origens que visa reconquistar a confiança e a preferência dos clientes, num momento em que a concorrência no setor do luxo se intensifica.
Esta aposta no reposicionamento da marca já está a dar frutos. As ações da Burberry subiram após o anúncio destes planos, demonstrando a confiança dos investidores na capacidade da empresa se reinventar. Apesar dos preços elevados, que se espera que venham a diminuir, há formas de conseguir produtos da marca britânica com descontos que podem chegar aos 80%. O site de venda em segunda mão Micolet vende gabardinas da Burberry e, por vezes, os preços são dez vezes inferiores ao valor original.