Noiva | Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Porque os vestidos de noiva podem deixar de ser brancos?

Inês Teixeira

Próximos vestidos de noiva talvez não sejam brancos. A tradição pode estar prestes a mudar e já sabemos de quem é a culpa.

Sempre que pensamos em casamentos, associamos automáticamente o vestido de noiva à cor branco. Mas isso pode estar prestes a mudar: o clássico vestido de noiva branco pode estar a ganhar uma nova concorrência e a culpa é do novo sucesso da Netflix.

Recentemente, a série "Bridgerton" surpreendeu-nos com um momento revolucionário, quando Penelope Featherington, interpretada por Nicola Coughlan, desfilou até ao altar com um vestido rosa pêssego. 

Historicamente, os vestidos de noiva nem sempre foram brancos. E terá sido a Rainha Vitória que, em 1840, popularizou o vestido branco ao casar-se com o Príncipe Albert. Uma escolha ousada para a época, que simbolizou a pureza e virtude e que, rapidamente, se tornou uma tendência entre as noivas aristocrátas e de classe alta. Antes disso, as noivas usavam cores vivas, como vermelho e azul, dependendo da cultura e da época. As noivas das classes mais altas costumavam usavar tecidos caros e coloridos para exibir a sua riqueza, enquanto as noivas de classes mais baixas escolhiam cores escuras e tecidos resistentes que pudessem ser reutilizados em outras ocasiões.

John Glaser, o designer de figurinos de "Bridgerton", decidiu romper com a tradição do marfim e  criar um vestido que realçasse o tom de pele de Nicola Coughlan e acompanha-se a evolução do estilo da personagem Penelope, que vai sendo desenvolvida ao longo da termporada.

A série “Bridgerton” já tinha revolucionado a moda anteriormente, com o regresso do modelo império. Estes vestidos são conhecidos por terem uma cintura alta, logo abaixo do busto, que alonga a silhueta e cria um look elegante e gracioso.

Não sabemos se esta cor se vai tornar tendência entre as noivas, mas uma coisa é certa: o rosa tem tudo para ser uma escolha sofisticada e elegante para as noivas que procuram algo diferente. Afinal, a moda é uma constante reinvenção, e o rosa pode muito bem ser o novo branco nos casamentos.

 

 

Coolhunting

Os ténis mais desejados de Nova Iorque nos pés de Dakota Johnson

A atriz Dakota Johnson tem uma vasta seleção de ténis, versátil para qualquer tipo de look. Todos os modelos são desejados pelos nova-iorquinos e também por nós.

Coolhunting