A nova coleção de Cata Vassalo & Alice Trewinnard 2025 "10, 10, 5: Bloom!" nasce de um momento de celebração. Simboliza três marcos significativos, os 10 anos da marca Cata Vassalo, os 10 anos de carreira de Alice Trewinnard e os 5 anos da colaboração entre ambas.
Mais do que uma simples linha de acessórios, esta coleção é um reflexo de uma amizade profunda, de uma história de crescimento partilhado e de uma visão criativa que floresceu mesmo em tempos incertos. Com a Flor Íris como símbolo central – representante de esperança, transformação e sabedoria –, cada peça revela uma delicadeza pensada ao detalhe, desde molas bordadas a elementos personalizáveis, numa verdadeira ode à feminilidade, autenticidade e reinvenção.
Em entrevista à VERSA, Catarina Vassalo e Alice Trewinnard revelam mais sobre a amizade que as uniu na nova coleção e sobre a forma como não só homenageia o passado, como inspira novos começos.
"10, 10, 5: Bloom!" marca um momento especial: 10 anos da marca Cata Vassalo, 10 anos da Alice Trewinnard e 5 anos desta colaboração. Há aqui um simbolismo que se traduz nas peças da nova coleção?
Catarina Vassalo: Esta coleção assinala muitos momentos simbólicos e é também apresentada no mesmo dia, dia 15 de abril, em que há 5 anos lançámos a nossa primeira colaboração. Foi uma data muito marcante porque estávamos no início do confinamento, com total incerteza sobre o que se seguiria, mas decidimos arriscar, arregaçar as mangas e lançar esta coleção que era muito desejada. Surpreendentemente foi um enorme sucesso e tivemos peças que esgotaram em minutos. Marcou-nos muito por ter aberto a primeira porta para a esperança e motivação num período como aquele. Nesta nova coleção simbolizamos tudo isto com a criação de peças que nunca fizemos como o caso das molas bordadas em diferentes cores ou os addons também bordados para incorporar em brincos. É uma coleção muito intimista no sentido de cada peça implicar muitas horas de dedicação manual.
Qual a razão da escolha da Flor Íris e o que representa?
Catarina Vassalo: A Íris representa muita dessa esperança e fé que marcaram a época em que lançámos a nossa primeira coleção. No entanto, também representa a nossa evolução ao longo destes 5 anos em que assistimos de perto às mudanças na vida da Alice e às nossas enquanto marca. São 5 anos de um enorme crescimento e amadurecimento pessoal e conjunto e em que nos apoiamos e celebramos mutuamente. As peças refletem tudo isso tanto no seu design como nas técnicas utilizadas para as suas criações.
Não é uma estreia para a marca, por que razão voltar a apostar na personalização das peças?
Catarina Vassalo: Desde o início que acreditamos que muita da beleza das nossas peças é serem feitas à mão e, por isso, terem sempre uma unicidade especial. As pessoas são todas únicas e os seus dias também. Nesse sentido, acreditamos que o facto de poderem personalizar a forma como usam as peças conforme a sua identidade e as situações em que estão as torna também especiais.
Depois de 5 anos a criar com Alice Trewinnard, o que mais a surpreende ou inspira no processo criativo a dois?
Catarina Vassalo: O mais gratificante para nós é a amizade que se criou e o facto de estarmos tão à vontade juntas. Sentimos que nos apoiamos, celebramos as nossas conquistas pessoais, partilhamos visões e cada vez mais aquilo que nos une é a nossa amizade e a vontade de criar e fazer coisas diferentes. Achamos que é mesmo positivo sermos Mulheres que se apoiam e incentivam.
Se tiver de escolher uma só peça da coleção para simbolizar esta década de crescimento e amizade, qual seria e porquê?
Catarina Vassalo: É sempre difícil escolher apenas uma peça, mas provavelmente diria as molas. Há muito tempo que queríamos criar este tipo de peça e agora sentimos que era o momento. Gostamos que seja uma novidade e que essa novidade nasça numa colaboração tão marcante para nós como esta.
A Alice tem um estilo muito próprio, que se nota também nesta coleção. O que há mais de si nas peças Bloom?
Alice Trewinnard: A minha estética pessoal sempre se refletiu muito nas peças Cata Vassalo, daí as nossas coleções serem o casamento perfeito de cada estilo. Esta coleção Bloom é inspirada na Flor Íris, que simboliza esperança, transformação, sabedoria, e acabou por ser uma metáfora perfeita para aquilo que procuro transmitir. Delicadeza, elegância e beleza, mas com um toque de força e coragem.
A coleção fala muito de florescer, de crescer e de reinventar. Sente que essa mensagem tem um eco pessoal?
Alice Trewinnard: Sem dúvida. Estes últimos 5 anos da minha vida foram os mais transformadores de sempre e, ultimamente, tenho sentido uma necessidade grande de me recentrar e eventualmente florescer noutras direções e experimentar coisas novas. A Flor Íris, com toda a sua carga simbólica de mudança e transformação, representa isso muito bem.
Como foi este novo processo criativo ao lado da Cata Vassalo? Alguma memória ou momento divertido durante a criação que possa partilhar?
Alice Trewinnard: É sempre fácil trabalhar com a Cata porque a nossa estética e valores sempre estiveram muito alinhados. Além disso, a abertura da Cata e, obviamente, a sua sensibilidade artística maravilhosa tornam este processo sempre fluído e leve. Lembro-me de vezes em que, durante o processo criativo, a Cata conseguiu pegar em peças soltas ou protótipos errados e conseguir inspirar-se para uma nova peça que entrou na coleção. Ou seja, por vezes o erro transforma-se em algo bonito e haver espaço para o improviso permite criar coisas maravilhosas.