Depois de meses de muitos rumores, a notícia confirmou-se: Maria Grazia Chiuri está prestes a deixar o cargo de diretora criativa da Christian Dior. É um anúncio feito pela própria marca através de um curto comunicado partilhado esta quinta-feira, 29 de maio, lê-se na BoF - Business of Fashion.
Isto significa que a última coleção assinada por Chiuri foi apresentada na passada terça-feira, 27 de maio, em Roma, Itália. Espera-se que Jonathan Anderson assuma o cargo em breve. Isto porque o ex-designer da Loewe (e o responsável pelo renascimento da mesma) assumiu, recentemente, a direção criativa da coleção de homem da maison francesa recentemente.
Maria Grazia Chiuri tem este cargo desde 2016. Por isso, Delphine Arnault, a CEO da Dior desde 2023, agradeceu à estilista, em comunicado, o seu "trabalho extraordinário com uma perspetiva feminista inspiradora e uma criatividade excecional”, assim como a sua contribuição para um “crescimento notável".
Já a designer italiana afirmou estar "particularmente grata pelo trabalho realizado pelas equipas e pelos ateliers", dizendo ainda que "o seu talento e experiência permitiram-me concretizar a minha visão de uma moda feminina empenhada, em estreito diálogo com várias gerações de mulheres artistas. Juntas, escrevemos um capítulo impactante do qual estou imensamente orgulhosa".
Podes recordar o último desfile da criadora na galeria de imagens.