Portugal é sinónimo de futebol e lá fora há um nome que todos conhecem: Cristiano Ronaldo. O craque português colocou o país nas bocas do mundo, sendo muitas vezes representado em t-shirts, cachecóis e outros itens de merchandising. E são esses mesmo que deram origem ao projeto CR7 Bootlegacy, que leva o mundo do futebol para fora de campo.
Criado pela designer luso-francesa Clara Borde de Castro, este projeto surgiu com um propósito: reaproveitar os itens de merchandising com o rosto de Cristiano Ronaldo e dessa forma mergulhar no futebol português que a acompanha desde que via jogos com o pai. Mas a cultura do futebol acompanhou-a até bem mais tarde.
“Não se pode falar de Portugal sem falar de Ronaldo”, começa por dizer Clara Borde de Castro numa entrevista ao The Atlantic Dispatch. "Quando ele jogava pelo United, os meus colegas diziam: 'Ele é incrível e é português, como tu!', conta sobre os tempos em que estudou lá fora.
O orgulho em ser portuguesa levou a jovem designer de moda a transformar peças com o rosto de Cristiano Ronaldo em vestidos, em tops, e até em toalhas de praia, passo que foi dado em 2016, ano em que Portugal conquistou o Campeonato Europeu e que Clara queria eternizar.
"Percebi que minha coleção de bootlegs poderia reconstituir toda a carreira de Ronaldo de uma forma diferente, moldada pelos fãs que amam o jogo", como ela.
Sendo o futebol um mundo ainda dominado por homens, Clara Borde de Castro apostou principalmente em roupa que pudesse ser usada também por mulheres que amam futebol e, claro, Cristiano Ronaldo. E cada peça tem uma narrativa.
O conjunto Chorão está relacionado com a derrota de Portugal na final do Euro 2004, o conjunto Campeões celebra a taça conquistada em 2016 e o vestido Injustiça fala da frustração de nunca vencer uma World Cup. Um dos designs mais recentes é o vestido Al-Nassr, que mostra takes de Cristiano Ronaldo no relvado do clube da Arábia Saudita.
É então através das suas peças que Clara Borde de Castro representa mais do que um jogador, representa um país onde o futebol está presente no dia a dia, desde os cafés às montras de lojas.
Mostramos na galeria de imagens várias das peças criadas pela designer luso-francesa.