Quando olhamos para cada equipa nos jogos do Euro 2024, o equipamento não gera surpresas: faz jus às cores do país, como assim deve ser. No caso de Portugal, os "designers" do equipamento dos futebolistas foram Columbano Bordalo Pinheiro, Abel Botelho, João Chagas, o tenente Ladislau Pereira e o capitão Afonso Palla, que em 1910 fizeram com que o país passasse a ser identificado pelo mundo pelas cores verde e vermelho, vestidas atualmente pela seleção nacional. E quanto ao equipamento da arbitragem: quem são os responsáveis?
A dúvida surgiu nas redes sociais a propósito do último jogo Portugal x Turquia, arbitrado pelo alemão Felix Zwayer, que vestia um equipamento dourado que chamou a atenção dos internautas, e é, de facto, uma questão curiosa sobre a qual talvez nunca nos tenhamos debruçado. A VERSA foi à procura de respostas.
A fase final do Euro 2024 vai contar com um total de 51 jogos, distribuídos por 18 árbitros da UEFA e uma equipa de arbitragem da Argentina, e uma vez que alguns deles já ocorreram, foi possível ver a diversidade de equipamentos deste ano.
Nos jogos a que estivemos mais atentos, de Portugal, é claro, vimos então um equipamento dourado no jogo Portugal x Turquia, antes disso o italiano Marco Guida vestiu uma camisola azul vivo no jogo Portugal x Chéquia e noutros confrontos são também de nomear o laranja avermelhado que o argentino Facundo Tello usou no jogo Escócia x Hungria ou o amarelo néon de Danny Makkelie no jogo Croácia x Itália.
Bem sabemos que os árbitros têm o poder de decidir entre amarelo e vermelho no que toca a atribuir cartões de advertência aos jogadores de futebol em campo, mas será que têm mão no que toca à roupa?
Quem decide então o equipamento usado pela arbitragem é sim a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e fá-lo tendo sempre em mente uniformes que se distingam em campo, sejam funcionais e adequados para a função e a cada partida as cores e designs vão variando para evitar conflitos de cores com os uniformes das equipas em competição.
A UEFA decide assim o design para cada ano e em 2024 optou por camisolas com padrão geométrico com relevo que reflete o tema gráfico oficial da competição europeia, aplicação de dois grandes bolsos frontais com fecho de velcro na frente e a inscrição “Uefa Foundation” no braço esquerdo. Para além destes pormenores, foram escolhidas quatro cores que veremos até ao final do europeu (laranja, amarelo, dourado e azul).
A confeção das camisolas foi atribuída à marca desportiva Macron e os modelos estão à venda no site da marca por €89.
Agora que já temos a resposta, aguardamos para saber que "look" calhará ao árbitro que vai moderar o jogo desta quarta-feira, 26 de junho, entre Portugal e a Geórgia.