Conhecemos uma Grace Kelly antes e depois de casar com o príncipe Rainier III do Mónaco: uma atriz bem sucedida em Hollywood que se tornou uma das mais conhecidas princesas da sua época. Mas a forma como se deu este salto é a história que poucos conhecem.
Poderia ter sido um percurso normal, em que após Grace Kelly e o príncipe Rainier III se conhecerem, teriam mais alguns encontros até se apaixonarem e decidirem então finalmente subir ao altar, mas não.
Os dois conheceram-se em maio de 1995 numa sessão fotográfica que decorreu no Palácio do príncipe do Mónaco enquanto decorria o Festival de Cinema de Cannes e foram apresentados pela atriz francesa Olivia de Havilland, após ela e o marido, Pierre Galante, engendrarem um plano para que o match acontecesse. Ao que tudo indica (e como se viria a comprovar mais tarde), o primeiro encontro não podia ter corrido melhor.
"Deduzi que as coisas tinham corrido maravilhosamente bem pela forma como Grace regressou após ter sido apresentada a Rainier", lembra Olivia de Havilland numa entrevista à People.
Após esse encontro, o amor entre Grace Kelly e o príncipe Rainier III foi crescendo à distância através de cartas trocadas entre o Mónaco e Filadélfia, nos Estados Unidos, e os dois só voltaram a ver-se sete meses depois.
No Natal de 1955, o príncipe viajou até aos Estados Unidos para conhecer a família de Grace Kelly e para estar com a atriz pela segunda vez. Parece que os primeiros três dias da visita foram decisivos, porque acabou por pedir Grace Kelly em casamento ao fim desse tempo. O noivado foi anunciado numa conferência de imprensa no Philadelphia Country Club a 5 de janeiro de 1956.
Com igual pressa de oficializar o amor entre ambos, o casamento aconteceu em abril, tendo a cerimónia religiosa sido realizada no dia 19 na Catedral de São Nicolau, no Mónaco.
Terminava assim a carreira de Grace Kelly no mundo do cinema, tendo deixado a sua marca em filmes como The Country Girl (que lhe valeu um Óscar de Melhor Atriz) ou To Catch a Thief, antes de passar a princesa do Mónaco.