O nome Fernanda Velez pode ser-te familiar por mais do que um motivo: por ser a responsável pelo Mercadito, o famoso evento pop up que reúne várias marcas portuguesas; por ser a fundadora da marca própria FV The Brand, que se encontra na EmbaiXada (galeria do Príncipe Real); ou pelo trabalho como digital influencer de moda, sendo o seu estilo seguido por mais de 100 mil pessoas.
E que estilo é esse? Que tendências de moda destaca uma das maiores entendidas no assunto? E o que é proibido neste outono/inverno? Foram algumas das questões que a VERSA fez a Fernanda Velez para saber o que usar, de acordo com a visão da trendsetter.
Como alcançar o estilo “fácil” de Fernanda Velez
"Clássico moderno” é como Fernanda Velez começa por definir o seu próprio estilo que, no fundo, resulta de uma fusão de contrastes.
“Gosto de conjugar as peças essenciais que todo o guarda-roupa de uma mulher deve ter, os chamados ‘staples', com peças tendências da estação", afirma. Acrescenta ainda que no seu estilo “quase sempre minimalista”, entram também desde coletes a blazers com bom corte, aos quais gosta de juntar "peças que sejam mais femininas e algo sensuais”.
O remate final é sempre “algum detalhe especial ou joias statement”.
Os looks de Fernanda Velez parecem resultar, magicamente, sem nunca falhar, por isso questionámos: existe algum truque para que nunca saia de casa a sentir "hoje não acertei”?
“Acho que o truque passa por conhecermos o nosso corpo, sabermos o que nos fica bem e nos faz sentir confortáveis. Entro numa loja e não experimento quase nada, porque só de olhar já sei o que, tendencialmente, me fica bem. Há o jogo das proporções, de cores, do destapa em cima, tapa em baixo e vice-versa", refere.
“Não estudei moda, acho que essa sensibilidade já nasceu comigo. Lembro-me de ser muito miúda e as minhas amigas já me copiarem a roupa, até ser adulta. Na altura não gostava, atualmente partilho nas minhas redes e acho que vestirem-se igual a mim ou comprarem as minhas peças é a maior forma de elogio", diz.
"Em suma, quando temos dúvidas o melhor truque é jogar pelo seguro e não inventar. O simples não compromete”.
O in e o out deste outono/inverno
Já conhecemos algumas das tendências para este outono/inverno, resta saber quais são, segundo Fernanda Velez, imprescindíveis.
“Este outono inverno é muito marcado pelo country side inglês, portanto, blazers, calças, coletes e saias, alfaiataria em xadrez, pied poule. Calças de ganga, de bombazine. Um trech coat. Blusas com laçada, decote halter, vestidos com capas, muito 'lady like'. A nível de cores, castanhos e burgundy são tendência total”, destaca.
Continuando nas cores, entramos naquele que é o “big no” da estação.
"Nunca digas nunca! De qualquer forma diria que o verde-alface é um 'big no'. Cor chave para o sucesso esta estação, o castanho chocolate”, afirma.
O que procurar na FV the brand?
Uma vez que a marca própria de Fernanda Velez resulta de uma fusão entre as tendências e aquilo que são os gostos e partilhas da digital influencer, é natural que muitos procurem na FV the brand peças semelhantes às que usa. E Fernanda Velez faz uma seleção a pensar nisso mesmo.
“A marca é a minha curadoria para esta estação, é o que eu vou usar. Ou seja, faço peças para o dia a dia, para ir jantar ou para ocasiões especiais. Portanto, tudo o que é preciso para esta estação está ali. Por outro lado, as peças estão interligadas de forma a cliente poder conjugar para criar diferentes looks com duas ou tês peças. Só precisam procurar fora os acessórios, sapatos e carteiras, mas há de tudo na EmbaiXada!”, remata.
“Nunca digas nunca”, mas...
Num desafio de respostas rápidas, quisemos saber o que "nunca ou sempre?” nos looks de Fernanda Velez. Apesar de admitir que o “truque é só usar adequadamente, sítio, hora, estação do ano...”, a digital influencer escolhe os seus favoritos.
– Gorros ou bucket hat: “gosto de ambos. Gorros para a neve e bucket hat de palha/rafia para a praia ou impermeável para a chuva";
– Lenço no pescoço ou cachecol: "adoro ambos";
– Sobretudo reto ou casaco acolchoado: "sobretudo reto";
– Botas ou galochas: "botas";
– Camisola de malha ou colete de malha: "ambos, sobretudo esta estação. Big yes para coletes de malha".