Sim, leste bem. Aparentemente, quanto mais barulho fizerem os charms e pingentes da tua careteira, melhor. E o que precisas para te juntares à trend? De dar uma volta às gavetas de casa e dar asas à imaginação. De certeza que ao longo dos anos foste acumulando porta chaves, fitas e joias que podes usar para decorar as tuas carteiras ou roupas.
A tendência emergiu das grandes semanas de moda, desde a Miu Miu, que combinou pregadeiras e pingentes nas suas coleções SS24 e AW24 até à Balenciaga e Coach, que também apostaram em bolsas repletas de charms. Não demorou muito a tornar-se um fenómeno mundial.
As redes sociais tiveram um grande papel no sucesso dos pingentes. Plataformas como TikTok e Pinterest têm impulsiondo esta tendência, com milhões de posts e pesquisas relacionadas com estes acessórios. Foram criados termos como “Jane Birkinfy” para descrever este ato de personalizar carteiras.
E são hoje um "bilhete de entrada" na indústria do luxo, oferecendo uma solução para quem deseja entrar no universo das marcas de luxo sem fazer um grande investimento. Uma pregadeira da Loewe num blazer ou, por exemplo, um pingente da Chloé numa carteira mais acessível, permitem que novos consumidores entrem neste mercado.
@makaylerr jane birkinfying my telfar bag 🙂↕️🫧🍒🎀🛼🫶🏽🧸 #bagcharms #janebirkineffect #pursetok #janebirkin #janebirkinfying ♬ MILLION DOLLAR BABY (VHS) - Tommy Richman
A chave para o sucesso desta tendência é combinar exclusividade, mas de forma acessível. Uma maneira fácil e criativa para tornares as tuas peças cada vez mais tuas.