Há fumo branco na Jean Paul Gaultier! Duran Lantink foi o designer escolhido para ocupar o cargo de diretor criativo da marca francesa. O neerlandês sucede assim ao criador da marca, Jean Paul Gaultier, que se reformou em 2020. Durante os últimos anos, a marca francesa tem apresentado coleções assinadas por designers convidados como Ludovic de Saint Sernin, Simone Rocha, Haider Ackermann e Olivier Rousteing.
O anúncio foi feito no Instagram da marca, no qual Lantink revelou que considera Jean Paul Gaultier "um génio e parte de uma geração que derrubou portas, para que pessoas como nós possam atravessá-las livremente e ser quem são sem pedir desculpa".
Foi na mesma publicação que Jean Paul Gautier deu os parabéns a Duran. "Vejo nele a energia, a audácia e o espírito lúdico que eu tinha no início do meu próprio percurso",afirmou o criador que o considera "o novo enfant terrible da moda", um termo que já foi usado para definir o próprio Jean Paul Gaultier, assim como John Galliano e Alexander McQueen.
Segundo a marca, a primeira coleção de pronto-a-vestir do designer neerlandês será apresentada em Paris, na próxima semana da moda de mulher, a 25 de setembro. Já a sua primeira coleção de Alta-Costura será apresentada em janeiro de 2026.
O designer nasceu em 1988 e fundou a sua própria marca de roupa em 2016. Ficou conhecido por criar peças e acessórios com materiais reciclados. Ganhou, em 2023, o Prémio Especial Andam e ainda o Prémio Karl Lagerfeld do Prémio LVMH, no ano seguinte, uma distinção que reconhece a criatividade das marcas jovens. Já no início de abril, recebeu o Prémio Woolmark.