Na nossa história e herança cultural, há muito ouro nos trajes portugueses, como mostram as tradições minhotas, com os emblemáticos corações de Viana e brincos à Rainha, ou os trajes da Nazaré, com vários colares de contas de ouro geralmente usados em múltiplas voltas.
Contudo, o tempo encarregou-se de trazer novas tendências de joias, com outros formatos e novos materiais, deixando as antigas peças de ouro caírem em desuso, e algumas até ficam perdidas por casa. Mas como é que algo tão valioso pode ficar guardado à espera de um tempo que já não volta?
Foi precisamente nisso que pensaram Maria João Catarino, o marido, João, e as duas filhas, Joana e Inês, quarteto atualmente responsável pela Catarino Joias&Relógios, empresa familiar de ourivesaria tradicional portuguesa, fundada em 1969, em Queluz.
Na pandemia criaram então a marca 4LeafClover, que pretende recuperar o ouro português, transformando-o em peças com uma linha mais contemporânea. É o resultado da adaptação da Catarino Joias&Relógios aos tempos modernos, embora mantendo sempre a essência do que começou há mais de 50 anos.
“A Catarino Jóias &Relógios surgiu como uma empresa familiar e assim permanece. Contudo, muito mudou. Crescemos em dimensão, em responsabilidade, em equipa, em serviços. Mas o mais importante, e que acreditamos ser o fator decisivo, é mantermos intacta a nossa essência: somos fiéis aos mesmos valores, trabalhamos diariamente com a mesma paixão e servimos os nossos clientes com a mesma dedicação de sempre”, diz à VERSA Maria João Catarino, sócia-gerente da empresa familiar.
A Catarino Jóias &Relógios rege-se por quatro pilares – a fé, a esperança, o amor e a família – e são eles que têm movido cada passo da empresa nas últimas décadas. Das lojas de rua focadas no ouro português a Catarino Jóias &Relógios passou para os centros comerciais de modo a estar mais próxima das pessoas, depois para a 4 Leaf Clover e recentemente para um novo projeto que segue uma das tendências do TikTok.
O que é a 4 Leaf Clover?
A pandemia foi uma das alturas mais críticas das nossas vidas, mas em alguns casos das mais criativas. Com tempo para pensar e planear o futuro, a família Catarino decidiu criar a marca 4 Leaf Clover, com o objetivo de recuperar o ouro português.
“Queríamos homenagear este metal nobre, a sua qualidade e riqueza, mas com um toque mais moderno, mais em linha com o gosto e procura atuais”, explica Maria João.
Os novos designs que reutilizam o ouro antigo são idealizados pela família de quatro e posteriormente as peças são produzidas em Gondomar, num conceituado fornecedor no qual confiam há muitos anos. O resultado é uma nova peça na qual o ouro não é o único destaque.
"As peças são produzidas, unicamente, em ouro 19.2 quilates e todas têm um apontamento de um diamante. Em algumas, o diamante é substituído por pedras preciosas e semi-preciosas, tais como safiras, esmeraldas, rubis, entre outras", avança a responsável.
A 4 Leaf Clover foi-se consolidando nos últimos anos e enquanto isso pairava simultaneamente uma outra ideia fruto da pandemia. E essa chega mesmo em boa hora.
O atelier da tendência do TikTok
De que mais formas pode uma marca tradicional como a Catarino Jóias &Relógios atualizar-se? Exato, pelas experiências tão na moda. Contudo, não foi assim que surgiu o Atelier by Catarino. A ideia inicial era apenas dar assistência técnica e acabamentos às peças da 4 Leaf Clover, mas foco mudou.
“Nas nossas lojas, ouvimos muitos clientes que expressavam interesse em conhecer mais sobre o mundo da ourivesaria. Decidimos, então, conjugar estes dois pontos: realizar os acabamentos da 4 Leaf Clover e oferecer às pessoas a oportunidade de criar as suas próprias peças", explica a sócia-gerente do projeto.
Para o atelier, de portas abertas desde março de 2024 em Massamá, cada pessoa pode levar o ouro ou prata que tem em casa e através da reutilização desses materiais “criar algo diferente, mas com muito significado”, como alianças ou uma joia de família, com a ajuda dos mestres joalheiros.
Esta é uma das vertentes, falta falar das famosas pulseiras permanentes do TikTok.
Falamos de pulseiras de várias malhas sem fecho e soldadas diretamente no pulso, feitas muitas vezes entre casais, familiares ou amigos, como símbolo da eternidade da relação, tendência que começou nos Estados Unidos, e já é popular desde Bali até, entretanto, Massamá.
"Ouvimos histórias de pessoas que percorriam centenas de quilómetros só para fazerem uma pulseira. Como dinâmicos que somos, e como temos as condições para o fazer, quisemos trazer essa experiência para Portugal também. E a adesão tem sido realmente surpreendente”, confessa Maria João.
E será que depois desta tendência o Atelier by Catarino irá seguir mais? “Certamente que sim. Não só seguir, mas quem sabe criarmos as tendências”, garante a responsável.
Para já, o futuro da empresa quinquagenária passa por sedimentar os novos projetos, a marca 4 Leaf Clover e o Atelier by Catarino, até porque esse é o segredo do negócio com mais de 50 anos.
“Não ter pressa de fazer mais é outro dos segredos do nosso negócio e do crescimento sustentado das nossas marcas. Consideramos que esta abordagem permite-nos manter o foco na qualidade dos nossos produtos, enquanto oferecemos uma experiência única aos nossos clientes”, remata Maria João.