Ainda somos do tempo de um dos maiores e mais inesperados fenómenos de moda: o sucesso da linha de vestuário do Lidl. As t-shirts, bonés e até sapatilhas com o logotipo do supermercado alemão tornaram-se objetos de desejo. Este merchandising levou a uma febre nas redes sociais e a filas no supermercado. À falta de stock, o mercado de revenda chegou à loucura e o próprio conceito de merchandising ganhou uma nova vida, redefinindo o que é considerado cool.
Agora, surge uma nova linha de produtos com, nada mais, nada menos, do que o icónico logotipo do Ikea. A marca sueca, conhecida pelo seu design funcional e acessível, decidiu expandir o seu universo para o vestuário com a edição limitada Aurtiende. T-shirts, sweatshirts, tote bags, chapéus e até capas de almofada carregam o branding minimalista que todos reconhecemos.
Não há dúvidas de que tanto o Lidl como o Ikea são mestres em marketing. Marcas acessíveis que conseguem criar buzz ao redor das suas campanhas. Atentos à demanda do seu público, recorrem a colaborações inesperadas, coleções limitadas ou ao humor descontraído e inteligente, mostrando que sabem captar a nossa atenção e criar desejo em torno de produtos que, à partida, poderiam ser vistos como banais.
Enquanto o Lidl, na altura do dito fenómeno, se tornou um case study para as cadeias de supermercados no universo streetwear, o Ikea parece caminhar na mesma direção, mas com um toque próprio: a sua ligação inconfundível ao lifestyle e design de interiores. A coleção Aurtiende, desenhada pelos próprios designers da marca, aposta na simplicidade e versatilidade que o Ikea sempre defendeu – agora, não só para vestir casas, mas também pessoas.
Com ainda popular procura por peças com branding nos dias que correm, é possível que a coleção Aurtiende se torne um novo fenómeno. Será que estamos prestes a testemunhar mais uma corrida frenética por este conceito de merchandising?