É no palco de grandes eventos, nos desfiles onde vão as celebridades, que a controversa parece ser presença obrigatória. Looks que se transformam em statements pois atraem todos os olhares, acendem discussões e tornam-se memoráveis.
Uma das figuras mais controversas do universo rock n'roll, Kurt Cobain foi um dos artistas que, na sua época, mais provou o quanto uma peça de roupa pode ter a dizer e a fazer pensar. Dentro de saias e vestidos, o cantor fez-se ouvir, entre os olhares reprovadores e os aplausos. Chocou as massas que se viram desafiadas e fez pensar sobre as convenções de moda e do género, muito antes de este ser um tema debatido.
Assim como Kurt Cobain, outras estrelas internacionais têm vindo a mostrar o dedo do meio aos estereótipos. Vin Diesel foi uma dessas figuras, ao usar uma saia nos MTV Music Award 2003. Já Billy Porter é a referência óbvia, principalmente depois dos Óscares 2019, com vestidos de gala que podem (e devem) disputar a elegância de um fato masculino. Também Jared Leto entrou para esta lista e, em 2010, chegou a escrever o seguinte tweet: "Os verdadeiros homens usam saias".
Real Men Wear Skirts http://goo.gl/fb/i4uTO
— JARED LETO (@JaredLeto) October 21, 2010
As celebridades não perdem tempo a dividir outras tantas opiniões. Divas da música como Björk, Madonna, Lady Gaga, Britney Spears e Cardi B apostam em looks excêntricos que são tudo menos consensuais. Vestidos feitos de carne, e outros que deixam pouco à imaginação, pisam as passadeiras vermelhas e tornaram-se tópicos de discussão na Internet.
Também afirmações políticas, e até sacrilégios, estão na memória de muitos. Quem não se lembra de quando Joy Villa chegou aos Grammy Awards 2019 com um vestido de campanha a Donald Trump, no qual se lia (literalmente) as seguintes palavras: "Contruam o muro"? Já Nicky Minaj foi um bocadinho mais longe e, em 2012, na mesma cerimónia de prémios, a rapper norte-americana escolheu um look de alusão satânica e desfilou ao lado de um figurante vestido de Papa.
Claro que os exemplos não ficam por aqui e o melhor será mesmo (re)visitar algumas destas escolhas na galeria de imagens.