A arte da porcelana faz parte da identidade de Portugal, mas com o passar do tempo está a tornar-se rara. O Sr. Pinto, de Barcelos, é já dos últimos mestres artesãos da porcelana no norte de Portugal, mas encontrou uma forma de manter viva a arte que está na família há decadas: através de uma carteira.
O Sr. Pinto e a esposa, Fátima, aceitaram o desafio da marca de luxo portuguesa Ownever para desenvolver uma peça em porcelana para a nova carteira Aura, que foi finalmente lançada, depois de dois anos de um trabalho minucioso.
"É uma peça pequena, mas muito difícil de fazer", afirma o Sr. Pinto no vídeo que conta a história da novidade da Ownever.
A peça de porcelana foi moldada à mão pelo mestre artesão e emoldurada a ouro, antes de ser aplicada na frente da carteira para desta forma prestar homenagem ao artesanato tradicional. Essa tem sido, aliás, a missão da Ownever desde 2021, e para isso procura e apoia os artesãos que mantêm vivo o nosso património.
Nem por acaso o detalhe em porcelana funde-se na perfeição com o design próprio da marca, que na carteira Aura se reflete num estilo minimalista e sofisticado, concebido pelas linhas retas, o couro reciclado fabricado à mão e bem estruturado e ainda pelo elegante tom de violeta – pormenores que fazem brilhar a peça de porcelana para onde quer que seja levada.
O Sr. Pinto afirma "que não há gente que queira aprender nesta área", mas é possível que o cenário mude porque não faltará quem não anseie por usar o novo modelo de luxo que mantém viva a história do artesanato português.
A carteira Aura está somente disponível no site da Ownever e custa €1,200.