Gonçalo Peixoto é um dos designers de moda portugueses mais populares da atualidade. As suas criações desfilam em todas as edições da ModaLisboa, desfilam no corpo de digital influencers e famosas (as suas musas) sempre que há um evento especial, e desfilam também no dia a dia, no qual as peças de roupa descontraídas e com um toque de ousadia também têm lugar.
Mas faltava algo nas coleções da marca Gonçalo Peixoto: as carteiras. Uma mulher nunca (ou raramente) sai de casa sem uma carteira e desde março que com o lançamento do modelo For Love já é possível usar uma carteira do designer português, que chega agora em cores de inverno.
As carteiras pareciam assim vir completar o espaço que faltava à marca, no entanto, à VERSA o designer confessa que está longe de ter criado tudo, isto é, tudo o que permite que uma cliente saia "da loja com um look total Gonçalo Peixoto", afirma.
As novas carteiras Gonçalo Peixoto seguem a tendência animal print, efeito conferido por 100% pele portuguesa, assim como as cores tendência das estações frias, e se o exterior chama a atenção, o interior também. Espreita-as, mas só depois de leres tudo sobre esta novidade nas palavras do próprio designer de moda português.
O que o leva a expandir a linha de design para carteiras?
Costumo dizer que a marca Gonçalo Peixoto só estará completa quando fizer tudo o que houver para fazer em moda para as mulheres. Quando me refiro a tudo, é poder ter uma cliente a sair da loja com um look total Gonçalo Peixoto. E, claro, isso inclui acessórios: carteiras, sapatos, carteiras, joias… No último desfile da coleção de inverno, em março passado, lançámos o modelo For Love, e correu muito bem. A primeira versão era feita em pele vermelha, a imitar pele de crocodilo, e foi um sucesso de vendas. Por este motivo, pensámos que faria todo o sentido voltar com um novo approach e novas cores para a coleção deste inverno.
Como foi o processo criativo para desenvolver esta coleção de carteiras? Quais os desafios?
Sinto que o maior desfio é criar um modelo que seja intemporal e, ao mesmo tempo, cool e sofisticado, sempre com o ADN Gonçalo Peixoto. Além de querer chegar às minhas já fiéis clientes, temos como objetivo também chegar a mais mulheres e, por isso, tínhamos em mãos algumas variáveis que precisávamos cumprir. Além disso, o maior de todos os desafios está, quase sempre, associado à produção, que é 100% de origem portuguesa. Mas, felizmente, acredito, e tenho também tido esse feedback, que conseguimos chegar ao produto certo.
As carteiras têm alguma característica ou detalhe específico que as diferencia no mercado?
São feitas 100% em pele portuguesa de alta qualidade, a imitar a textura da pele de um crocodilo. Tivemos também muita atenção aos pormenores e o interior da carteira não foi esquecido, é muito bonito e requintado.
Esta nova linha reflete alguma tendência específica do momento?
Além do modelo, as duas novas cores apresentadas, castanho e verde-musgo, são uma tendência da estação. Quando as escolhi foi, precisamente, com o objetivo de seguir essa grande tendência deste outono/inverno. Mas aquilo que, para mim, enquanto criador, será sempre tendência é aliar o conforto e praticidade ao design premium.
Sendo o Gonçalo um designer de moda que veste tantas musas portuguesas, o que acha que estas novas carteiras vêm acrescentar aos looks de cada uma?
Todas as minhas musas, que fazem parte da squad Gonçalo Peixoto, têm a carteira numa das novas cores. E isso reflete bem um dos nossos objetivos: chegar a mulheres todas diferentes entre si. Acredito mesmo que as novas carteiras enriquecem qualquer look, das minhas musas e de qualquer mulher. Além de que ter acessórios bons, de qualidade e intemporais são sempre uma mais-valia para completar qualquer guarda-roupa.
O objetivo é continuar a lançar carteiras em cada nova coleção?
Sim, o objetivo é continuar a crescer. Manter os favoritos das clientes Gonçalo Peixoto e ir sempre acrescentando pormenores diferentes.
As carteiras For Love da marca Gonçalo Peixoto estão disponíveis no site e custam desde €259.