Numa Era em que as alterações climáticas ameaçam o planeta, é inevitável uma adaptação, incluindo no mundo da moda. Sejam as marcas que estão já estabelecidas no mercado, ou outras que vão surgindo, o empenho e a aposta em novos materiais e técnicas, por muito que existam casos de greenwashing, devem ser reconhecidos.
É por isso que a Etikway Fashion Week, o maior evento de moda sustentável, volta a premiar, pelo terceiro ano consecutivo, as marcas mais sustentáveis no concurso “Imagine The Etikway". Portugal ficou bem posicionado, tanto no ranking da categoria Júnior, como no ranking da categoria Marcas Estabelecidas.
Nesta última categoria, o 1.º lugar foi ocupado pela marca Mary Tale, marca de moda e decoração para pais e filhos, dedicada a produzir artigos mais sustentáveis através de matérias-primas de qualidade, comércio justo, e com foco na durabilidade e intemporalidade.
Mas para além da marca sediada em Oeiras, outros nomes ganharam destaque na Semana de Moda dedicada à sustentabilidade.
Na categoria Júnior, Marta Coelho conseguiu o 1.º lugar, Nuno Gomes o 2.º e Beatriz Bouzas o 3.º lugar do pódio.
E não, não é mentira que estas marcas e designers estão entre as mais sustentáveis no mundo da moda, como poderiam duvidar 90% dos consumidores portugueses que consideram que muitas empresas que se dizem sustentáveis fazem-no apenas apenas para fins promocionais, conforme indicaram no novo e 3.º Relatório Global de Consumo Marco 2024, promovido pela Marco em parceria com a Cint.
A distinção dos projetos portugueses na Etikway Fashion Week pelas "coleções que combinam design moderno com práticas sustentáveis, sendo um exemplo de como a indústria pode evoluir de forma responsável e ética" vem assim tirar todas as dúvidas.
Mostramos na galeria de imagens algumas das peças das marcas vencedoras.