Meghan Markle está empenhada em lançar-se no mundo dos negócios com uma marca própria. Em março de 2024 a Duquesa de Sussex tinha anunciado o lançamento da American Riviera Orchard, que se destinaria a produtos para a casa, como têxteis de cama, livros de receitas e produtos de mercearia gourmet, mas um rebranding mudou o logotipo e o nome da marca para As Ever.
As Ever foi anunciada esta terça-feira, 18 de fevereiro, por Meghan Markle, mas não tardou até a marca estar envolvida numa polémica por acusação de plágio. Ora parece que o logotipo dourado tem exatamente os mesmos elementos (uma palmeira e dois beija-flores nas laterais) que o brasão de armas do município de Porreres, em Palma de Maiorca, Espanha.
As semelhanças foram notadas, segundo o El País, pela autora do canal de Youtube "Think Beautiful", que afirma que Meghan Markle terá plagiado o município espanhol, mostrando como não são apenas coincidências. A palmeira pode até ser representativa da cidade onde vivem os Duques de Sussex, Santa Barbara, na Califórnia, mas como se justificam as andorinhas que completam o desenho do brasão de Palma de Maiorca do século XIV?
Por isso mesmo, a presidente da Câmara de Palma de Maiorca, Xisca Mora, já veio dizer que "é uma cópia completa”, embora declare que não vai apresentar uma queixa por plágio. "É complicado e caro, e uma pequena autarquia como a nossa não está em condições de lutar contra a coroa inglesa”, cita o mesmo jornal.
Felizmente, para Meghan Markle, não terá de avançar para tribunais, mas não deixa de ter os espanhóis, mais concretamente Palma de Maiorca, descontente com a alegada cópia.
A verdade é que não é a primeira vez que Meghan Markle tem problemas com o logotipo da sua marca. O mesmo já tinha acontecido com a imagem da American Riviera Orchard, que o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) rejeitou.
De acordo com o jornal britânico GB News a entidade alegou, primeiramente, que não é permitido registar nomes de localizações geográficas, como "American Riviera", que se refere à costa perto da mansão dos Sussex em Montecito, Califórnia, e, em segundo lugar, questionou o design do logótipo, uma vez que a letra "O" de "Orchard" aparecia de forma praticamente ilegível, algo que não é permitido.
Com o parecer desta entidade dos Estados Unidos, Meghan teria de fazer alterações ao nome e logotipo da marca, e fê-lo, mas com isso arranjou novos problemas, agora com Espanha.
O que se segue? É imprevisível e apesar de o município de Palma de Maiorca não avançar para tribunal, a marca de Meghan Markle já tem uma segunda mancha e a desaprovação do povo espanhol. O que dirá a Duquesa de Sussex sobre as acusações? E sofrerá a marca novas alterações? Ficam as questões após a polémica.