LeBron James é um dos atletas que tem testado os novos ténis | Fotografia: Instagram/LeBron James
Coolhunting

Estes novos ténis da Nike fazem massagens (e não é brincadeira)

Ainda não estão disponíveis comercialmente, mas já estão a ser testados por atletas de alta competição. As novas sapatilhas são fruto de uma colaboração com a marca de pistolas de massagens Hyperice.

A Nike desenvolveu uns ténis que parecem mesmo saídos de um filme de ficção científica ou do clássico dos anos 1980, Regresso ao Futuro. A marca desportiva juntou-se à criadora de pistolas de massagens Hyperice para desenvolver um modelo de calçado que faz massagens aos pés dos atletas enquanto são usados.

Com a ajuda de compressão de ar e de calor, os ténis têm bolsas de ar Normatec ligadas a elementos de aquecimento que são alimentados por baterias na palmilha para transmitir calor para os músculos na zona dos pés e dos tornozelos.

De acordo com a Hyperice, atletas famosos que tem testado este protótipo relataram que a utilização destes ténis produzem o efeito que um aquecimento prévio antes da prática de atividade física teria nos seus corpos.

Tobie Hatfield, diretor da Nike Athlete Innovation afirma que “o calçado que desenvolvemos com a Hyperice ajuda a preparar o corpo para a atividade física, quer estejamos a jogar para um troféu ou a passar muito tempo de pé no trabalho”.

Atletas como o corredor de longa distância Eliud Kipchoge, a futebolista Ada Hegerberg, o basquetebolista Lebron James ou o golfista Tom Kim são alguns dos atletas que têm testado estes ténis revolucionários. O corredor Eliud Kipchogie disse que a sua utilização antes de uma sessão de treino o fez sentir-se bem. “Utilizei as botas Nike x Hyperice antes e depois de muitas sessões importantes do meu treino para a maratona olímpica. Quando as utilizo antes de um aquecimento para uma sessão de fartlek ou de subida, as minhas pernas sentem-se leves durante o treino. Também as utilizo após a corrida como parte essencial da recuperação dos meus músculos.”

Estes ténis ainda não estão à venda, mas parece que vão ser mesmo disponibilizados para o público depois de as duas marcas conseguirem recolher as opiniões de mais atletas de alta competição sobre estas sapatilhas.

Previamente, a Nike e a Hyperice já tinham colaborado no desenvolvimento de um colete com refrigeradores termoelétricos para permitir que os atletas ajustem a sua temperatura corporal.

Coolhunting

Quem decide o que vestem os árbitros do Euro 2024? Temos a resposta

Sabemos de cor as cores de cada equipa em jogo no Euro 2024, é óbvio, mas não quem escolhe as cores e design do equipamento dos árbitros. Até agora.

Coolhunting