Pode não parecer, mas o outono já não está assim tão longe. Começa a 22 de setembro, enquanto o inverno inicia-se a 21 de dezembro, e está tudo a postos para as novas tendências saírem à rua. Algumas delas já andam nas novas coleções, por exemplo da Mango, sendo o espelho daquilo que foi apresentado nas várias Semanas de Moda.
No que toca a acessórios, sabemos que vão dominar as carteiras oversized, no calçado os ténis brancos dão lugar aos ténis pretos, e nos penteados o efeito molhado é a tendência (amiga dos dias de chuva) da próxima estação. Mas e no que toca à roupa?
O que as grandes Casas de Moda propõem para a próxima estação? A VERSA reuniu as cinco principais tendências deste outono/inverno 2024-2025.
1. Texturas sem fim
Chega finalmente o momento de podermos usar as franjas que invadiram o desfile da coleção outono/inverno da Dior na Semana de Moda de Nova Iorque. Além destas, são bem vindas penas, texturas enrrugadas, tudo o que dê forma e movimento às peças da próxima estação.
2. Decote? Subiu uns centímetros
Os decotes na zona do peito não têm lugar nos looks deste outono/inverno. Aquilo que Giorgio Armani, Miuccia Prada e Lorenzo Serafini propõem é um decote subido, que pode ter uma gola ornamentada ou dobrada de forma sofisticada. A nova estética aplica-se quer a casacos, camisas ou camisolas de malha. Contudo, os decotes nas costas não estão impedidos.
3. Efeito camuflagem
Na nova tendência de camuflagem, não basta o habitual animal print, em particular o leopardo ou qualquer outro associado à estética “Mulher de Mafioso”. O que marcas como a Marni, Knwls e a Hermès querem trazer para este outono/inverno é uma mistura entre padrões e texturas que faça com que as peças de roupa lembrem um pavão, um flamingo ou até uma árvore. No fundo, a chave para seguir a tendência é que as peças tenham o poder de se camuflarem na natureza, razão pela qual também se incluem padrões tropa.
4. Boho dos anos 70
A estética "Boho" está de volta e as provas foram dadas pela Chanel, Dior e principalmente pela Chloé na coleção que levou para a Semana de Moda de Paris. Renasce o "boho chic", que recupera alguns pormenores dos anos 70, entre eles o chiffon que, nem a propósito, já anda pela Mango.
5. Vestir só por fora
Viktor&Rolf foi dos primeiros a apresentar, em 2023, o novo estilo de peças de roupa que não se vestem propriamente. São vestidos, camisas e também calças que se apoiam no corpo, ficando fixas somente por arames, ligas transparentes ou mesmo tecido. Os designs inovadores são a nova aposta de referências no mundo da moda como Vitória Beckham e Balenciaga e, fora dos desfiles, até já andam na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Veneza.