A febre do padel chegou a Portugal há algum tempo, mais precisamente em 2008 quando recebemos o Campeonato Europeu de Padel. Desde então, a modalidade parece ganhar cada vez mais adeptos, havendo cerca de 200 mil praticantes, ou mais, uma vez que estes são dados levantados em 2023 pela consultora All United Sports.
Mas o fascínio já não está só em campo. Está também na moda.
A marca portuguesa Piiiton veio mudar o cenário dentro e fora dos campos de padel, e também de ténis, através de peças de roupa desportivas, com um carácter elegante e confortável, que se encaixam também no dia a dia.
“Percebemos que muitas mulheres saíam dos jogos para uma reunião, para ir buscar os filhos, para ir às compras… Um dos nossos objetivos é facilitar a vida das mulheres que têm pouco tempo, para que possam seguir para a rotina diária sem aquele ar de quem acabou de sair de uma aula. Além de acreditarmos que uma mulher confiante conquista o mundo e, obviamente, a roupa ajuda”, dizem as fundadoras da Piiiton à VERSA.
Viviane Rocha, 48 anos, empresária na área da restauração (e gerente do novo Forest, Pizza & Coffee Culture), Piu Pinto Basto, 46 anos, formada em Marketing Digital, e Inês Sarrail, 47 anos, formada em Ciências da Comunicação e Jornalismo, é o trio por detrás da Piiiton, formado no padel em 2014, quando foram convidadas a participar num mix in.
“Fomos, conhecemo-nos e, como em qualquer grupo, a afinidade vai criando subgrupos: fomos um. Tornámo-nos amigas dentro e fora de campo", dizem.
A amizade foi então crescendo nos jogos e, mais tarde, amadureceu num desafio que as levou para a área dos negócios.
"O vício pelo padel cresceu muito e criámos uma equipa feminina para participar num torneio de empresas, que é a Equipa da Confraria (um dos restaurantes da Viviane), que se mantém até hoje”, recordam. Uma vez que para esse torneio precisavam de equipamento personalizado, perante a falta de opções surgiu a ideia de criarem os próprios conjuntos. E, já agora por que não, uma marca?
"O nome Piiitom vem primeiro de queremos um animal para o nosso logo. Uma das ideias foi a serpente. Píton vem daí e os três 'iiis' retirados dos nossos nomes, Vi, Piu e Inês, surgem para nos identificar", explicam as fundadoras.
O nome juntou assim o trio no torneio de empresas e acabou também por chamar a atenção de todos os que são fãs de padel e de moda.
“Fugimos às tendências”
Se faltava “elegância nos equipamentos" e peças desportivas que valorizassem “a beleza da mulher, mesmo a praticar desporto”, a Piiiton veio dar a resposta à lacuna.
Entre uma coleção recheada de vestidos, tops curtos, bodies e saias, na essência desta marca portuguesa de “personalidade vincada", como se auto-intitula, está, diz o trio de empresárias, a “feminilidade, acima de tudo., e a elegância dentro e fora dos campos”.
Comum a todas as peças é a combinação de um estilo vintage e clássico, que torna qualquer uma delas intemporal.
“As nossas coleções têm uma forte influência vintage. Procuramos bons cortes, bons tecidos, confortáveis, com durabilidade longa, sustentável e a valorização do corpo feminino é o nosso objetivo. Fugimos às tendências”, afirmam.
Equipamento de padel de Natal? Um presente vencedor
Apesar de estar ainda a dar a conhecer as peças lançadas com a marca em fevereiro, a Piiiton já prepara novidades.
Se até aqui falámos de equipamento desportivo, com a aproximação do Natal há um clássico que nem esta marca portuguesa podia deixar de fora: um perfume.
“Para o Natal vão chegar novas coleções, além do perfume que criámos e que amamos. Suave, fresco e feminino”, avançam Viviane, Piu e Inês à VERSA. Contudo, as novidades não ficam por aqui e podemos contar também brevemente com o lançamento de malas de desporto.
“É uma marca que nos dá imenso prazer e veio para ficar”, declaram as fundadoras.