Há quatro anos nasceu a Marie. Não uma pessoa, é uma marca portuguesa, ainda que tenha personalidade. Marie são todas as mulheres e quantas há que se chamam Marie ou Maria (qualquer coisa) e que ficaram a ser conhecidas apenas por esse segundo nome.
“Na Argentina, muitas usamos o nome Marie no início. Maria Flavia, Maria tal. Depois, deixámos de o usar porque como temos todas o mesmo nome, ninguém o usa. Então, Marie veio um bocadinho com isso. Todas somos Marie e queremos reivindicar essa parte de nós”, explica María Flavia Pallucchini, fundadora da Marie, à VERSA.
O que acontece na Argentina acontece também em Portugal e outros países e, ciente disto, Flavia decide que a Marie seria o renascer do nome, através do qual conta a história de todas essas mulheres.
A história tem sido dividida por capítulos, e não por coleções, e acaba de ser lançado o último: Libertad.
O que vestirias se ninguém te visse?
Há 10 anos, Flavia, formada em design gráfico, deixou a Argentina para trás e decidiu vir para a Europa, tendo ficado vários anos em Barcelona, onde fez uma pós-graduação em Moda e Tendências Sociais.
A criatividade sempre lhe esteve no sangue e foi na cidade espanhola que despertou para a moda como uma forma de expressão. Mas o tempo foi passando, Flavia veio para Portugal, constituiu família e foi num momento de pós-maternidade, em que passou a estar mais em casa, que surgiu a ideia de criar uma marca, na sequência de uma simples questão: o que vestirias se ninguém te visse?
“Depois da maternidade, vi-me a passar muito tempo em casa. Entras numa dinâmica em que já não sabes para quem te estás a vestir. Pões-te bonita para ir à rua, mas dentro de casa procuras o que é confortável. E, por vezes, nem sequer te sentes muito bem. Comecei a falar com muitas mulheres e a fazer perguntas como ‘o que vestirias se ninguém te visse?’, ‘vestes-te para ti ou para os outros?’. E, claro, também tem que ver com amor-próprio e uma série de coisas pelas quais se passa nesse momento tão hormonal e bonito”.
Flavia confessa que não tinha o sonho de criar uma marca, mas sendo criativa por natureza, estas questões incentivaram-na a fundar aquela que é hoje a Marie. Uma marca com “peças confortáveis e bonitas ao mesmo tempo, que rompem com o dentro e fora de casa, o estar super bem lá fora e chegar a casa e procurar o pijama ou a roupa mais confortável e velha".
A mulher é a inspiração para cada novo capítulo, que ora homenageia determinadas mulheres, ora é um reflexo de momentos da vida pelos quais as mulheres em geral passam. Incluindo Flavia.
É o momento da Libertad
Poderia ser uma consequência do ano que se celebra em Portugal, os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, mas o título do novo capítulo da Marie é apenas uma feliz coincidência.
Libertad surge após uma fase conturbada para a marca Marie e para a própria fundadora, que após uma separação (uma das liberdades do 25 de abril), está de regresso.
"Tenho estado a passar pela minha separação e eu costumo entrar muito profundamente nos processos para me curar. Isto coincidiu com a Marie, que não estava a 100%. Foi a primeira vez que não lançámos um capítulo, no inverno passado”, relembra Flavia.
Numa altura em que tanto se fala em marcas reais, para pessoas reais, se por vezes são frases de statement, neste caso é a realidade que comanda tudo o que acontece na Marie.
“Tentamos sempre passar essa mensagem de mulheres reais, que não tem que ver com corpos, mas com a ligação a nós próprias. O que queremos na vida? Para mim isso também é liberdade. Sermos o que quisermos ser”, refere.
A nova história Libertad é assim a celebração da libertação de todas as dificuldades passadas, simbolizadas pela leveza e minimalismo das novas peças, e também do que é feito em Portugal.
Por mais uma vez, o novo capítulo da Marie é feito em fábricas portuguesas e é fruto da criatividade de Flavia. Mesmo não seguindo tendências, por vezes as novidades acabam por coincidir com o que se está a usar, como são exemplos os bordados (que acompanham a marca desde o início), as riscas, os estampados florais e a ganga deste novo capítulo.
As novas peças já estão à venda no site da marca e podes espreitá-las na galeria de imagens.