Fotografia: Kurt HuttonPicture Post Hulton Archive, Getty Images
Coolhunting

Como te deves vestir a partir dos 40 anos? 5 lições

Ainda que a idade não defina o guarda-roupa, com o tempo passamos a dar mais valor a detalhes que antes passavam despercebidos. Toma nota destas lições de estilo.

É verdade que o estilo não escolhe idades e que a idade não tem de definir o guarda-roupa, mas à medida que o tempo passa, é comum passar a dar importância a detalhes que antes passavam completamente despercebidos.

Se as gerações mais jovens estão atentas às modas rápidas e a tudo o que seja viral no TikTok, já a partir dos 40 anos há quem seja mais seletivo nas suas escolhas e prefira apostar em detalhes como a qualidade dos tecidos ou o tipo de acabamentos. Ainda assim, os 40 anos não são iguais para todos, por isso o estilo acompanha as preferências de cada um.

Com isto em mente, toma nota destas lições de estilo.

1. Um bom corte é intemporal

Uma peça de roupa com um bom corte pode fazer milagres num look, quer seja um bom blazer usado num fato completo ou combinado com vestidos ou saias. Por isso, mais do que escolher uma peça pelo preço, investir num bom corte é o truque para elevar qualquer visual, com a vantagem de durar mais e poder ser usado em várias ocasiões.

2. Optar por peças intemporais

Ter no guarda-roupa várias peças intemporais, quer sejam blazers, casacos de ganga ou trench coats, pode ser uma opção inteligente. Além de nunca passarem de moda, a versatilidade de algumas peças faz com que se adaptem a qualquer look, sem esquecer a regra segundo a qual menos é mais.

3. Brincar com texturas

Por vezes não é só o look que faz a diferença, mas a forma como tudo se conjuga. O truque para fazer sobressair uma peça de roupa mais simples passa por introduzir texturas diferentes, quer sejam malhas finas com saias de cetim, casacos tweed e calças de ganga ou vestidos maxi com acessórios de ráfia. O truque passa por apostar em materiais de qualidade.

4. Quanto maior, melhor

Por norma, a idade vem de mãos dadas com a confiança e nada como usar saias grandes, mangas grandes e ombros grandes com muita atitude. As proporções maiores, em contraste com peças mais justas, podem ser a arma secreta para um look confortável e que se destaque.

5. Refinar a paleta de cores

Um dos truques para tornar um guarda-roupa versátil passa por refinar a paleta de cores. Apostar em tons como preto, branco, cinzento e azul-marinho vai fazer com que a maioria das peças combinam e que possam ser conjugadas com as cores da estação. Já as cores mais fortes ou padrões ousados ajudam a realçar a personalidade.

 

Design e Artes

Perfumes que decoram a casa? Novo 2 em 1 do Pingo Doce nem custa 3 euros

O cheiro e decoração de casa pode estar prestes a mudar. Tudo por causa de uma novidade da marca Ultra do Pingo Doce que custa menos de 3 euros.

Coolhunting