Num país à beira-mar plantado, é natural que o surf faça também parte da nossa identidade e do dia a dia daqueles que têm a possibilidade de pôr a prancha debaixo do braço sempre que o mar a isso convida. Mas mesmo quem não tem o mar por perto, pode ter o surf sempre à mão através da Deeply.
A marca nasceu em 2004 no seio de um grande retalhista português, na altura com foco noutros desportos náuticos e não tanto no surf. A marca tornou-se, entretanto, independente e o surf tornou-se o foco e a identidade da marca, que já chegou a equipar grandes atletas, como os Campeões Mundiais Juniores de Surf Vasco Ribeiro e Maxime Huscenot, assim como Johanne Defay, uma das melhores surfistas femininas da atualidade, e Natxo Gonzalez, surfista de ondas grandes.
Mas o que há para além dos fatos? Muito, e a VERSA foi descobrir este mar de diversidade.
O design, acima de tudo
Tiago Lemos, de 31 anos, viaja desde novo e recolhe ideias de todos os destinos que visita. Agora, são essas ideias que leva até à Deeply. É o diretor criativo da marca e no percurso soma uma formação em design de produto e uma pós-graduação em negócios digitais – a receita para fazer chegar a Deeply às bocas do mundo.
É facto que o design de comunicação desenvolvido por Tiago conta, mas também o design das peças. Há também pormenores que as tornam diferenciadoras, como é o caso de um dos materiais usados na composição dos fatos de surf, o mineralprene, “feito através de restos de conchas de ostras e pedra calcária”, explica Tiago.
Este é um resultado da liberdade de criação que foi possível desde que há três anos a Deeply deixou o retalhista português, assim como da possibilidade de apostar “em princípios de design e ciência de materiais para conseguir produtos fiáveis, duráveis, confortáveis que fossem o mais sustentável possíveis” de que é exemplo o mineralprene.
Regressar às origens, mas não ao passado
A Deeply é já reconhecida nacional e internacionalmente como uma marca de referência de surf. Mas quer ser mais. Quer também vestir-nos fora do mar e, para isso, voltou a apostar na roupa, agora alinhada com os novos valores da marca. Surge assim a coleção From the Water, que funde a moda urbana com a visão pessoal da marca sobre o surf.
“Com a experiência adquirida nos últimos anos, sentimos que chegou o momento de voltar a introduzir uma coleção de roupa na nossa gama de produtos. Segue os princípios de design que temos vindo a aplicar na construção dos fatos de surf, permitindo continuar o caminho de expansão e internacionalização da marca”, diz Tiago.
A roupa é para todos, mas quem veste principalmente Deeply no dia a dia são “pessoas que têm um sentido de estilo apurado e procuram peças funcionais e intemporais, de boa qualidade e que durem”, remata Tiago.
Os próximos passos da marca portuguesa passam por diversificar o tipo de produtos, seguindo sempre os princípios de design da marca, assim como "introduzir novidades ao nível de produto, tecnologias e pontos de venda”.
Os artigos de surf e a roupa para o dia a dia estão à venda no site da marca.