Já tínhamos ouvido falar do vinagre de limpeza na lavagem da roupa para a deixar mais macia e de pulverizar com água perfumada a roupa antes de passar a ferro para deixá-la a cheirar bem. Mas e vodka na roupa? Parece que esta bebida não serve só para os cocktails.
Devido ao elevador teor alcoólico da vodka, quando aplicada sobre a roupa assume uma função desinfetante e mata ainda as bactérias que causam mau odor. Mas porque haveríamos de usar vodka em vez de colocar a roupa a lavar?
Principalmente no caso de roupas vintage, por exemplo peças de Carnaval ou as que são usadas em teatros, que não podem ser lavadas frequentemente, a vodka pode ajudar a eliminar os maus odores e a revitalizar as roupas. Mas eis mais dois casos, desta vez do dia a dia, em que a vodka pode ser útil.
Quando compramos uma peça de roupa em segunda mão numa loja vintage, por vezes mesmo depois de lavada o odor a que muitas vezes chamamos de "cheiro a guardado" persiste, pelo que a vodka dará uma ajuda. Já se falarmos num casaco ou sobretudo que usamos para sair à noite e que retém o cheiro do tabaco, se não podemos pôr logo para lavar, com umas pulverizações de vodka todos os aromas desaparecem.
Para pôr o truque em prática, basta ter uma garrafa de vodka, um pulverizador de plantas e estará tudo apostos para seguir a dica de Sanne, costureira do Nationale Opera & Ballet, nos Países Baixos.