O clima de angústia e receio que as eleições presidenciais americanas trouxeram é amplamente conhecido. Mas atenção, as próximas linhas não pretendem oferecer uma visão política, mas sim refletir sobre nós, pessoas, pois somos bem mais interessantes do que os políticos.
Temos, aliás, o talento de contrariar ou ignorar o nosso instinto de sobrevivência. Criticar, ostracizar e odiar… nada é mais humano do que isso. Mais uma vez, isto não é sobre política, mas em tempos de redes sociais é normal que o posicionamento político ganhe alguma cor. E não será vermelha, como poderíamos imaginar pelos resultados das eleições americanas. O TikTok pinta-se agora de azul, com um propósito democrático e um sentido de pertença. Não é para todos – é para as mulheres brancas e as suas pulseiras.
A ideia pode ter surgido de Taylor Swift e das suas pulseiras de amizade, mas a "pulseirinha azul" tornou-se agora mais do que isso. Nas últimas três eleições, a maioria das mulheres brancas tem votado consistentemente em Trump, e as sondagens à boca das urnas mostraram que 91% das mulheres negras votaram na vice-presidente Kamala Harris, enquanto 53% das mulheres brancas votaram em Trump. Desiludidas e descrentes, muitas mulheres brancas democratas decidiram usar a pulseira azul como sinal de apoio ao partido democrata. A pulseira azul é assim um gesto de solidariedade e uma mensagem para todas as mulheres, de todas as raças, que partilham a angústia da derrota e desejam fazer parte de um grupo democrata. Porque, sim, esta mensagem não é dirigida aos republicanos. É uma mensagem de mulheres para mulheres.
O movimento terá começado quando a criadora de conteúdos Libby Rae Lou publicou um vídeo no TikTok, no qual questiona: "Companheiras, mulheres brancas, como estamos a sinalizar umas para as outras de que lado estamos?" O vídeo acumulou quase cinco milhões de visualizações e tornou-se viral.
Como seria de esperar, o movimento ou apelo não foi bem recebido por todos: afinal, será que precisamos de um "uniforme político" para manifestar as nossas crenças?
"Devíamos concentrar mais as nossas energias em criticar a retórica misógina e violenta que se espalha hoje em dia e menos nas mulheres que são ligeiramente cringe no TikTok", escreveu alguém, incentivando críticas seguintes.
Os opositores da tendência defendem a ação em detrimento de gestos simbólicos. Embora as pulseiras possam confortar algumas pessoas, outros argumentam que elas fazem pouco para promover mudanças significativas e, pior ainda, centralizam a "branquitude". "Usar uma pulseira azul para me dizer que somos quem dizemos ser não me ajuda em nada. Esta semana mostrou-me que não se pode confiar em ninguém", afirmou Monique Lashaye, uma tiktoker afro-americana. "Isto é das coisas mais 'brancas' que já vi, e eu sou branco como tudo", criticou outra pessoa no Twitter.
Por outro lado, surgem vozes contra a crítica excessiva: "Por que estamos a demonizar mulheres que usam um simples sinal visual para encontrar a sua comunidade? Estas pulseiras demoram, no máximo, 10 minutos a fazer. Não vi ninguém a sugerir que substituem ações reais. Ridicularizar alguém por fazer uma pulseira parece mais uma forma de pôr mulheres umas contra as outras."
@thrillingbookthots Blue bracelet movement #election2024 #fyp #bluebracelet ♬ original sound - Thrilling Book Thots
À medida que a tendência da pulseira cresce, alguns apelam para que as mulheres brancas tomem ações concretas, como apoiar comunidades marginalizadas, defender políticas inclusivas e amplificar a importância do voto e dos movimentos antirracismo – mais do que contarem missangas.
Mas se o voto já foi feito, e expressar opiniões não parece ser um problema para estas mulheres, então por que estão tão erradas? A resposta não é simples, mas a intenção é válida.
@ptan321 I don't even post like that but I felt impelled to speak on the blue bracelet. Hair not done, looking a hot mess or not. Wearing a blue bracelet I see it as a first step as sowing a positive seed that is not the end all be all, there is more work to do. I’d like to see blue bracelets and I’d like to see BW small businesses thrive from this as well. Show solidarity by buying from black woman, provide more economic opportunities. ~Best Ptan Antionette #bluebraceletmovement #bluefriendshipbracelet #bluebracelet #womansupportingwoman #blackwomanownedbusiness #bwsmallbusinesses #kamala #antiracism ♬ Storytelling - Adriel
E, sim, a pulseira azul ainda não ganha eleições, mas será apenas um símbolo identificativo para quem precisa de algum alento? Se os apoiantes de Trump usam bonés MAGA e os republicanos não criticam o uso do chapéu, porque não podem os democratas usar pulseiras? Se fosse algo meramente performativo, talvez tivessem votado noutro partido...
Relembro, isto não é sobre política. É apenas uma reflexão sobre o nosso tão humano instinto de... crítica.