Street Style | Fotografia: Getty
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Se não tens nada a dizer, veste uma t-shirt

Inês Teixeira

As slogan t-shirts, se pensarmos bem, nunca sairam de moda. Mas será que esta tendência vence pela estética ou significado?

De certeza que já as viste por todo o lado. Tanto pelas ruas de Semanas de Moda como a tomar conta do feed das nossas redes sociais. As slogan t-shirts voltaram às tendências de moda dos dias que correm, com as suas frases motivacionais, políticas ou provocadoras. O que levanta uma questão intrigante: vestimos estas t-shirts porque queremos passar uma mensagem ou apenas por ser a última moda?

Numa perspetiva histórica, as t-shirts com slogans começaram a ser usadas como ferramentas poderosas de expressão pessoal e coletiva. Durante as décadas de 1960 e 1970, em movimentos sociais e culturais, estas peças serviram como um meio acessível  para divulgar ideias e como veículo de protesto. Certamente conheces a célebre frase "Make Love, Not War", que marca um período de ativismo pelos direitos civis, ou o famoso slogan "We Shall Overcome", que nasce do gospel americano como slogan de resistência. E, sim, estas foram algumas das frases que marcaram o início desta tendência de moda.

Nos anos seguintes, marcas e designers adotaram e reinventaram estas peças, trazendo para o mainstream mensagens de empoderamento, que se identificam com as mais variadas causas.  As t-shirts com slogans tornaram-se uma página em branco onde qualquer um podia projetar a sua personalidade, valores e crenças.

Embora muitas das t-shirts com slogans tratem assuntos sérios, algumas servem-se apenas do humor, como é exemplo o famoso hoodie de Timothee Chalamet com a frase "I'm not the step father, I'm the father that stepped up". Numa altura em que os memes dominam as redes sociais e as conversas diárias, não é surpresa que também tenham encontrado o seu lugar na moda.

Hoje, impulsionadas por influências culturais como filmes, celebridades e redes sociais, estas t-shirts e frases estão mais populares do que nunca. O recente filme de ténis protagonizaodo por Zendaya, por exemplo, parece ter potencializado ainda mais esta tendência: o sucesso da camisola usada pela sua personagem com a frase  “I TOLD YA” da LOEWE foi a prova disso. 

Esta ambiguidade entre mensagem-significado-intenção não diminui a relevância das t-shirts com slogans, mas acrescenta uma camada de complexidade à nossa compreensão da moda e da expressão pessoal. No final, a pergunta permanece: usamos estas t-shirts pela capacidade de serem “tão nossas” e para passar uma mensagem ou simplesmente porque é moda?

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