Muitos foram os devaneios de Demna Gvasalia nos últimos tempos e poucas são as ideias do Diretor Criativo da Balenciaga que não nos deixem balanceados. Como será fácil de prever, certamente este efeito é também parte fundamental da estratégia da Casa espanhola, uma vez que o tom provocatório da marca é já mote das últimas criações.
Talvez não seja por acaso que, numa rápida pesquisa, Balenciaga tenha sido a Casa de luxo mais procurada em Google nos últimos tempos, afinal, é esse o preço da excentricidade de Demna. Falar bem ou falar mal é para muitos a receita de sucesso e é por isso que uma pulseira à venda por 4 mil euros pode, à primeira e segunda vista, parecer o rolo de fita cola da Leroy Merlin e ser assim motivo de atenções. Deste lado, preferimos que a fama não meça o sucesso para não cairmos em desencantos… até chegarmos à próxima pulseira.
A Balenciaga está a vender uma pulseira de festival desgastada a um preço exorbitante. Longe de parecer arte, chamam-lhe Alta-Costura. Quando pensamos em haute couture, pensamos em trabalhos minuciosos, exclusivos e nas maiores ou melhores criações de moda. Estamos assim longe de imaginar uma pulseira de festival. Até porque, aparentemente, basta alguma técnica de bordado artesanal e um fecho de prata esterlina para transformar o banal em Alta-costura. E, por isto, cobrar €3.500.
Mas este tom de julgamento não deve surgir sem antes sabermos como a Balenciaga descreve a peça. Vamos a apresentações. A peça foi meticulosamente trabalhada à mão em França, usando técnicas que remontam a 1850, como o ponto de grão e o ponto de cetim. Mas não só. "Estes estilos de bordado, utilizados individualmente ou em combinação, criam uma vasta gama de texturas e efeitos, tornando cada peça única e complexa. Esta versão envelhecida requer a perícia de um artista para lhe conferir um aspeto gasto e envelhecido. Este processo de fabrico exige um dia inteiro de trabalho para cada peça." Convencidos?
A cantiga resume-se a um preço elevado e a uma etiqueta que deixa a seguinte questão: afinal, o que é hoje Alta-Costura? Quando se entra no festival Balenciaga é difícil percebermos que música está a tocar.