A Puma está mais próxima de Portugal, ou pelo menos do futebol português. O CEO da Puma, Arne Freundt, esteve em Portugal para apresentar a nova parceria da marca com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o que significa que os jogadores de futebol, futsal e futebol de praia vão passar a usar os equipamentos com o logotipo da marca, que passa a representar as equipas das quinas a partir de janeiro de 2025.
Contudo, a Puma não está presente apenas dentro de campo. Há muito que as gigantes desportivas passaram a fazer parte dos nosso dia a dia, resultado de diversos factores, como a influência da cultura pop, colaborações com designers de moda, e o facto de darem respostas a tendências, como os estilos athleisure ou sporty, que encontram no vestuário e nos ténis desportivos o estilo que procuram. No caso da Puma, colaborações com marcas como a Ferrari, ou a associação a figuras pop como a cantora Dua Lipa são exemplo disso.
Em entrevista à VERSA, o CEO da Puma Arne Freundt fala-nos sobre o crescimento da marca e sobre como esta se tem adaptado às tendências que determinam o percurso da moda.
O design e a qualidade dos materiais têm sido cruciais para o crescimento da Puma. Ainda o são neste momento?
A Puma sempre foi conhecida pela sua qualidade, foi um dos nossos principais slogans no passado e continua a ser verdade até aos dias de hoje. Mas diria que a performance é um dos principais atributos da Puma. Todos os anos tentamos fazer o nosso produto mais rápido e mais leve. Na vertente do desporto tentamos sempre melhorar o design para atrair o maior número de pessoas possível.
O que a Puma está fazer para acompanhar o crescimento da tendência desportiva?
Tentamos sempre estar perto das pessoas influentes, como por exemplo o ASAP Rocky, que é um génio e percebe quais são as próximas tendências. Ter essa ligação com as comunidades é bom para termos noção do que se segue.
Nos últimos anos, o tipo de roupa e o estilo desportivo têm vindo a ganhar mais importância. A Puma também tem esta perceção?
Acho que é sempre uma mistura entre performance e desporto. Tendo em conta que somos uma marca de desporto, esse é o nosso principal foco, não só o futebol, mas também o atletismo e o basquetebol. Percebemos que o estilo desportivo começa a ser associado ao próprio lifestyle e isso é bom para nós.
A Dua Lipa, uma figura bastante conhecida, está com a PUMA há alguns anos. Quão importante é esta parceria para a marca?
É uma grande personalidade que representa a nossa marca, trabalha muito bem com o público feminino, mas também com o masculino. Temos sido parceiros durante algum tempo e ela foi inclusive a cara do nosso mais recente produto. Quando olhamos para ela com o calçado, fica fantástica.