Nos contos de fadas, as princesas usam vestidos compridos e sapatos de cristal, mas na vida real o cenário é bem diferente. Desde que, em 1954, a princesa Alexandra de Kent quebrou as regras do protoloco ao vestir jeans pela primeira vez, que as regras na monarquia nunca mais foram as mesmas.
Começou a ser habitual ver membros da realeza em trajes mais informais e a princesa Grace do Mónaco foi fotografada várias vezes a usar calças de ganga, mas desta vez foi a sua filha mais nova, a princesa Stéphanie do Mónaco, a surpreender ao surgir de ténis na festa de aniversário da Fight Aids Monaco, a fundação que criou em 2004 para fazer face às dificuldades e ao isolamento dos doentes com VIH.
Não é a primeira vez que um membro da realeza opta por surgir de ténis em cerimónias oficiais, que o diga a Rainha Letizia, fã assumida de ténis brancos, mas por norma são modelos discretos e minimalistas, que não atraem as atenções como os Vans escolhidos por Stéphanie do Mónaco.
Apesar de ser tendência, o modelo chunky é associado à comunidade de skaters e não é muito habitual vê-los em membros da realeza. Contudo, Stéphanie do Mónaco sempre foi conhecida pela sua irreverência e mostrou, mais uma vez, isso mesmo na cerimónia que assinalou as duas décadas da sua fundação, numa festa temática inspirada nos anos 80 e em que contou com o apoio da sua família.
O Príncipe Alberto do Mónaco fez questão de marcar presença com um look que também não passou despercebido. Com uma t-shirt colorida com o logotipo Stars 80, alusiva à temática da festa, completou o look descontraído com umas calças brancas e um blazer preto.