Nos últimos anos, a Puma transformou-se numa marca em ascensão no mercado desportivo, emergindo como uma alternativa cada vez mais apelativa e relevante aos habituais gigantes da indústria como a Nike ou a Adidas. Com uma abordagem criativa e uma capacidade de capitalizar as tendências, a Puma tem conseguido conquistar o interesse de uma grande fatia do mercado de fãs de sapatilhas em todo o mundo.
O ano de 2023 foi decisivo para a marca alemã: a sua parceria com figuras incontornáveis como Rihanna e A$AP Rocky veio reforçar o seu posicionamento como uma marca que alia o desporto à moda e à cultura pop. O lançamento da colaboração entre a Puma e o dj e designer Skepta, apresentada durante o desfile da sua própria marca de vestuário, Mains, foi outro dos momentos altos do ano passado.
Com estas movimentações estratégicas, a Puma conseguiu gerar uma grande expectativa e antecipação em relação ao que viria em 2024. E de facto, este ano tem sido avassalador para a marca. Veja-se o lançamento do modelo Speedcat, que se tornou uma estrela do calçado ao dominar o ranking da empresa tecnológica de moda Lyst. Este modelo, antes associado a uma imagem mais técnica e utilitária, tem vindo a ganhar uma nova vida, com novas variações esgotadas pouco depois de serem anunciadas.
Mas o sucesso da Puma não se resume apenas a um modelo em particular. A marca tem conseguido cativar o interesse do público de forma transversal, registando aumentos significativos nas pesquisas e nas vendas em plataformas de revenda. Num ano em que a Nike, até então líder incontestável do mercado, parece estar a passar por algumas dificuldades, a Puma tem aproveitado para se afirmar como uma alternativa cada vez mais desejável.
A mais recente jogada da Puma é prova disso mesmo: a marca alemã decidiu recuperar uma versão de 1991 das chuteiras icónicas King, desenvolvidas originalmente em 1966 e usadas por Pelé, um dos maiores jogadores da história do futebol.
A combinação de parcerias memoráveis, lançamentos disruptivos e uma capacidade de se posicionar como uma marca de intersecção entre desporto, moda e cultura, têm sido as chaves do sucesso da Puma. É um caminho de ascensão que, tudo indica, continuará a ser percorrido com determinação nos próximos anos. Mas a versatilidade e o conforto das King Indoor permitiram que ganhassem destaque fora do mundo do desporto, tornando-se um modelo clássico de lifestyle.
As King Indoor transcenderam o mundo do desporto para se tornarem um símbolo da subcultura e do streetstyle. Uma das primeiras colaborações entre moda e desporto foi a parceria com a designer alemã Jil Sander, que harmonizou uma estética minimalista com o a herança das King nos anos 1990. Agora, em 2024, as Puma King Indoor são relançadas, com uma parte superior em pele costurada, combinada com uma cobertura de renda e sola de borracha. A campanha deste ano ficou a cargo do fotógrafo britânico Ewen Spencer, conhecido por retratar os jovens e as suas subculturas. As Puma King Indoor estarão disponíveis a partir de 23 de novembro através de distribuidores selecionados a nível global.