Há quem conheça Tomás Taborda somente como ator, particularmente por integrar o atual elenco da série da TVI Morangos com Açúcar, mas antes disso já tinha começado uma carreira como modelo, confessando-se um observador atento ao melhor do universo da moda.
Tem um estilo muito próprio, está a par das tendências e, se puder, não dispensa vestir criações de conceptuadas Casas de moda, como a Jacquemus, que acaba de celebrar 15 anos com a nova coleção "La Casa", em homenagem à Casa Malaparte e às raízes do próprio designer Simon Porte Jacquemus.
Foi a marca que elegeu na última Festa de Verão da TVI, uma sugestão do stylist Sérgio Onze, que acertou em cheio, porque se há designer de moda em quem Tomás confiaria cegamente para um look numa passadeira vermelha é Simon Porte Jacquemus. "Sem dúvida e tive a sorte de o poder fazer".
E fora da passadeira vermelha, Jacquemus também serve de refrência a Tomás Taborda.
"Sem querer ser repetitivo, é mesmo Jacquemus. É uma grande referência para mim, porque adoro toda a sua linha estética. Os desfiles dele são sempre super idílicos e leves. Há sempre uma teatralidade também nas apresentações das coleções, que é algo que eu admiro imenso. Gosto sempre quando, para além de ver uma peça de roupa, vejo a história que está por trás dela e as da Jacquemus têm essa particularidade. É por isso que ele é a minha maior referência neste momento", diz.
Para construir um look, o ator gosta de "juntar peças menos prováveis de ver um homem usar". E, no que toca a tendências, não escolhe uma, mas é fiel a uma moda, que revela em exclusivo à VERSA.
"Não sei se será efetivamente uma tendência, mas eu uso imenso tank tops, são uma peça crucial para o verão."
Num look de Tomás Taborda há sempre outros pormenores que contam, mesmo que não se vejam, e o próprio confessa que tanto o cabelo, como a skincare são fundamentais. Em momentos importantes, procura redobrar os cuidados, por exemplo, fazendo "pelo menos uma máscara ou alguns eye patches", remata.