Conhecemos o nome Marta Ortega por estar à frente do grupo Inditex, em particular da Zara, mas a empresária espanhola, filha de Amancio Ortega,dá também nome à Fundación Marta Ortega Pérez (MOP), que acaba de inaugurar uma nova exposição.
Intitulada “Irving Penn: Centennial”, esta exposição foi criada pelo Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque em colaboração com a Irving Penn Foundation e ocupa o Centro MOP, na Corunha, com cerca de 175 fotografias que recordam o trabalho que o renomado fotógrafo americano Irving Penn desenvolveu até à sua morte, em 2009.
Irving é considerado um dos fotógrafos mais influentes do século XX, tendo colaborado durante mais de 70 anos com a revista Vogue, razão pela qual a MOP afirma que “revolucionou a fotografia de moda ao fotografar modelos contra fundos neutros para realçar os tecidos, os gestos e a expressão”.
A homenagem de um trabalho que não poderia ser apresentada por Marta Ortega sem uma festa com a devida pompa e circunstância, que contou com nomes sonantes do mundo da moda, como a supermodelo Linda Evangelista, o designer de moda Pierpaolo Piccioli (que desenhou os vestidos de noiva de Marta Ortega), o realizador de cinema Luca Guadagnino, o designer de moda Pieter Mulier (diretor criativo da marca Alaïa) ou a modelo e atriz Malgosia Bela.
Marta Ortega brilhou entre todos os convidados com um vestido preto com penas, que esperemos ser uma das próximas novidades da Zara.
Para já, a única novidade é mesmo a quarta exposição da MOP (depois das que prestaram homenagem a Peter Lindbergh, Steven Meisel e Helmut Newton), que cumpre com os três pilares da fundação, isto é, moda, fotografia e A Coruña, funcionando também como convite interncaional ao conhecimento da região.
A exposição foi inaugurada a 23 de novembro e mantém-se no Centro MOP até 1 de maio de 2025.