Fotografia: Ugo Camera
Coolhunting

Quando a moda cumpre o seu papel e uma múmia invade a ModaLisboa

O antigo Egipto renasceu sobre a forma de peças carregadas de simbolismo e que nos fazem pensar sobre o nosso papel na sociedade. Mais do que mostrar tendências, a ModaLisboa convida a refletir.

Caia a noite na ModaLisboa e criava-se o ambiente perfeito para uma múmia sair do túmulo. Foi a imaginação de Lidija Kolovrat que a fez saltar para a passerelle, que a designer encheu ainda com uma coleção repleta de simbolismos, inspirada no Antigo Egipto.  

“O Egipto criou a relação com a natureza e depois com os Deuses. Há aqui um processo da terra até ao divino e nós estamos no meio”, explicou a designer bósnia à Versa sobre a nova coleção. 

Lidija pegou na concepção de uma cultura antiga, adaptou-a aos tempos modernos e deu-lhe um significado maior. 

“A ideia foi uma mensagem de ‘guts are your new tool’. Tem que ver com cada um agir por si próprio, ter coragem. De uma forma gosto [de pensar] que estamos fortes individualmente, que nos expressamos por nós próprios e que não estamos a obedecer a mecanismos económicos e de poder”, disse Lidija Kolovrat.

A moda é uma das melhores formas de expressão, ainda para mais com tantas linguagens diferentes apresentadas na ModaLisboa. A da Kolovrat é dotada de simbolismos, incluindo peças com hieróglifos ou animais que associamos ao Epipto, também de elegância pouco banal em conjuntos mais formais, e de irreverência nas transparências apresentadas para a próxima coleção. 

Dela faz também parte um vestido sem mangas, que se destacou e faz xeque-mate ao desfile embebido numa atmosfera mística. 

“Aqui há um simbolismo muito grande entre a múmia e o que usamos no contemporâneo. Pode-se usar assim. Mas a moda não é só sobre usar, a questão é essa. Aqui há uma simbologia mais forte”, rematou Lidija Kolovrat.  

A moda é também arte, e apesar de não ser “só sobre usar”, é-o também. E na galeria podes ver as peças apresentadas pela designer na ModaLisboa. 

Evasão

Yacht Show do Mónaco: o paraíso dos super iates

Há iates privados onde se pode encontrar de tudo: sala de cinema, spa, piscina interior e exterior e heliporto.

Coolhunting