Master class Clarins
Nécessaire

5 dicas de um expert para uma skin care infalível e antienvelhecimento

Tudo o que aprendemos na ModaLisboa mostra que para um look perfeito não basta a roupa. Uma pele cuidada é fundamental.

Na ModaLisboa tudo pode acontecer, mas sentar-me à frente do designer Luís Carvalho e perceber que além da moda, é perito em skin care, era pouco provável. Mas aconteceu numa master class com o coach Fernando Borges da Clarins, maquilhadora oficial da 59.º edição da ModaLisboa. A marca dedicou alguns minutos a explicar como cuidar corretamente da pele e segundos a fazer-me perceber que, afinal, faço quase tudo mal.  

Enquanto as mulheres devem usar pelo menos nove produtos diariamente, os homens têm uma média menor. Sortudos. Eu não uso nem metade dos que devia e confortou-me que Luís Carvalho também não. Contudo, segue uma rigorosa rotina matinal e noturna que lhe permite ter uma pele impecável. 

Numa mesa mista, a verdade é que todos aprendemos o que andamos a fazer de correto e errado. Esqueçam a limpeza da pele em movimentos circulares. Esqueçam o protetor solar só para sair de casa. Esqueçam a ideia de que basta o creme hidrantante de manhã e à noite. 

Porque estar dentro das tendências é também ter uma boa pele, ficam as dicas do expert em skin care, Fernando Borges: 

1. “Limpar a pele é fundamental de manhã e à noite. De manhã porque? Porque estivemos a fazer a regeneração celular durante a noite. E à noite, muito importante limpar, mesmo que não usem maquilhagem, por causa de pós, UVA, UVB e luzes azuis, que danificam bastante a nossa pele. Então convém limpar”;

2. Movimentos: Para limpar a pele com água micelar embeber dois discos e limpar de dentro para fora do rosto e na zona do queixo ao pescoço, o movimento é de cima para baixo;  Do sérum ao creme, nada é para espalhar em movimentos circulares, tudo se esbate; 

3. Nunca esquecer a zona do pescoço e peito na rotina de skin care. “É só, senhoras, a parte mais importante da pele para manter o vosso peito no sítio”; 

4. Aquecer com os dedos, delicadamente, os produtos aplicados no rosto. “O produto está a 17/19°C. Eu estou a 36.6°C. Se vou colocar o produto diretamente na minha pele, ele vai demorar alguns segundos a ser absorvido e eu vou olhar ao espelho e pensar ‘este produto não é para mim’. Porque fica muito à superfície”;

5. Usar protetor solar, mesmo em casa. No caso da Clarins, há um protetor que protege contra todas as agressões. “Foi criado, e está registado, patenteado e só nós podemos usar. É um complexo à base de três plantas, que é antipoluição. Protege da poluição exterior, tipo fumos de autocarros e da poluição interior, como o vapor do chá e de fazer uma refeição. Luzes azuis, como a do telemóvel, ecrã do computador, tablet, televisão, microondas, frigorífico. Sem dar conta, as coisas que temos em casa envelhecem-nos. E nós pensamos ‘vou fechar-me em casa, porque estou na minha bolha de proteção. Não é bem assim”. 

As novidades da Clarins 

Como se não bastasse ter um dos protetores solares mais completos do mercado, a Clarins lançou recentemente uma gama completa de cuidados de olhos, de dia e noite, para mulheres acima dos 50 anos ou que estejam a passar pela menopausa. “Cada vez mais esse tema é tabu e queremos desmistificar”, disse Fernando Borges, coach da Clarins.   

“Com a menopausa acontecem imensas transformações na mulher. Com esta gama vamos combater as alterações drásticas no rosto. Vamos manter a firmeza e fazer com que o fibroblasto, que é a célula principal, atue cada vez mais e produza aquilo que todos queremos, que é o colagénio”.   

Também recentes são os produtos para pestanas e sobrancelhas, lançados em outubro. “Para que mantenham [senhoras] as pestanas sempre longas, volumosas, e preenchidas, lançámos um sérum de pestanas, que pode ser usado sozinho, como primer antes da máscara de pestanas. Pode ser usado sozinho, à noite, como sérum de tratamento para as pestanas. Ou como uma máscara natural, porque tem 94% de pigmento de caramelo, portanto é quase um castanho que fica bem em qualquer pestana”.    

Foi ainda lançada uma máscara para fixar as sobrancelhas ou para usar como máscara transparente.  

Gourmet

Restaurante de José Avillez no Dubai distinguido com mais dois prémios

José Carlos Barroso, chef-executivo d'A Tasca, no Hotel Mandarin Oriental Jumeira, foi eleito chef do ano nos prémios Caterer Middle East.

Nécessaire