Rita Patrocínio. Fotografia: Marco Fonseca
Coolhunting

Roupa da avó, make up da mãe e H&M. A preparação dos famosos para a ModaLisboa

Houvesse um recorde do Guinness para quem se prepara mais rápido para a ModaLisboa e tínhamos um vencedor. Adivinhas quem consegue preparar-se em 5 minutos? 

Uma nova coleção demora meses a preparar, já um look para ver as novidades de cada criador pode levar apenas 5 minutos. Isto para quem não se maquilha, claro, mas até para aposta em tudo da sombra ao batom, consegue um recorde de 10 minutos para estar pronto para a ModaLisboa.  

Vimos de tudo, do bom ao péssimo, durante os quatro dias do evento dedicado à apresentação das novas coleções de designer nacionais, mas quisemos saber mais sobre a preparação para a Lisbon Fashion Week. Se nas semanas da moda internacionais todos querem ir de acordo com as tendências atuais, por cá não foi exceção.  

Houve quem vestisse peças de autor e quem as misturasse com fast fashion ou quem recorresse a peças de antigamente. A sustentabilidade é uma das maiores tendências atuais e Rita Patrocínio —  que passou pela ModaLisboa para ver o namorado e desfilar de skate para a Duarte brand — fê-lo como ninguém.  

A ModaLisboa já foi, o Portugal Fashion, no Porto, aproxima-se, e aqui ficam as técnicas para um look irrepreensível em minutos.  

José Condessa e Bárbara Branco  

Além de talentosos, os atores José Condessa e Bárbara Branco têm estilo. Ambos procuram sentirem-se bem e para tal, escolheram peças da nova coleção Duarte brand, uma marca sustentável que desfilou no último dia da ModaLisboa.  

"Estou full Duarte. Aliás, os sapatos não são Duarte, mas é um conjunto total Duarte. Como procuro sempre estar bem, mas acima de tudo confortável, acho que faço sempre um match com a Duarte. Porque é street style e é super confortável, portanto foi muito fácil a escolha”, contou Bárbara Branco à VERSA. Quanto à maquilhagem, escolheu algo simples.  

Tempo total? “Maquilhagem, vá, 15 minutos. Vestir 5 minutos. Super rápida e prática”.  

Já o namorado, José Condessa, também levou um conjunto da Duarte, que combina com o seu próprio estilo. “Passamos tanto tempo a ser outra personagem e a vestir roupas para servir um propósito artístico, que no nosso dia a dia gostamos de encontrar alguma coisa que se identifique connosco. Vir aqui e ter a possibilidade de vestimo-nos bem, sermos nós próprios e não mais uma personagem, é incrível”, disse.  

Tempo total: “Foi 5 minutos”.  

Rita Patrocínio 

A sustentabilidade não é apenas uma moda. É uma tendência que veio para ficar.Designers como Nuno Gama caminham nesse sentido, designer que aposta cada vez mais em “matérias primas recicladas", e outros, como Vera Fernandes da Buzina, já nasceram a pensar numa moda mais consciente.  

Apesar de achar que não estava “atual”, Rita Patrocínio não podia estar mais dentro das tendências. 

“Hoje estou vestida com peças que herdei da minha avó. Desde sapatos a conjunto. Não é nada da moda atual, são coisas antigas, mas intemporais”, disse-nos. Rita pensa que a bijuteria simples que levou, comprada há algum tempo, será da Parfois, e a maquilhagem foi feita por si própria.  

Tempo total: “Diria uma meia hora para maquilhar. Não me sei maquilhar muito bem, por isso é o que dá. Tudo o resto foi rápido”.   

Jéssica Athayde 

Vestido Nuno Baltazar, casaco H&M, sapatos Primadonna e mala Chanel completaram o look da atriz Jéssica Athayde. No meio de tudo, o destaque foi para o vestido cinzento do criador que foi apoiar na ModaLisboa. 

“Acima de tudo, gosto de apoiar criadores nacionais. Gosto muito do Nuno, já nos conhecemos há muito tempo e é um dia muito importante para ele. Acho que o nosso papel também passa por isso. Já que há poder de divulgação, porque não usá-lo para partilhar aquilo que é nosso e não só o que compramos de fora?”, questionou.  

A maquilhagem ficou nas mãos de Niza Loureiro, o cabelo do estúdio Alexandre Soares e, tirando isso, o resto foi rápido.  

Tempo total: 5 minutos a vestir.  

Liliana Santos 

Menos descontraída do que Jéssica Athayde, Liliana Santos também escolheu vestir Nuno Baltazar para assistir ao desfile do designer, mas optou por ir já dentro das tendências que Nuno Baltazar ia apresentar.  

“Isto é coleção Nuno Baltazar, que é uma tendência. Agora vai haver muitos brilhos, portanto já venho na tendência. Muito à frente”, brincou. Para completar o look, empenhou-se na sua própria maquilhagem e no apanhado.  

Tempo total: Uma hora. 

Ana Guiomar  

Tal como Rita Patrocínio, a atriz Ana Guiomar decidiu usar o que já tinha.  

“Eu escolhi muita coisa que tinha lá em casa. O casaco é de uma parceria que eu tenho com a Benetton, que adoro”, disse. Apesar de parecer simples, Ana Guiomar sabia que cores não queria levar para a 59º edição da ModaLisboa.  

“Costumo trazer tons escuros, há muita gente de preto este ano. Então quis inverter isso e trazer um look não primaveril, porque já não estamos na primavera, mas um look mais luminoso e claro, e optei por cores claras”.  

A maquilhagem foi feita com a ajuda da mãe, que já foi maquilhadora, e ficou pronta em minutos para assistir aos desfiles de Nuno Baltazar e Dino Alves.  

Tempo total: 45 minutos.  

Margarida Vila-Nova 

Sem grandes segredos, a atriz Margarida Vila-Nova optou, no fundo, pelo que a faz sentir bem.  

“Escolhi uma saia comprida porque me sinto bem. Não pensei em nada especial”, refere. “Não tenho nenhum talento escondido para make up e cabelo. Fui maquilhada pelo Ivan, maquilhador com quem costumo trabalhar”, continuou.  

Tempo total: “Demorei cerca de uma hora”.  

Vanessa Martins  

“Tudo Gonçalo Peixoto, para ver Gonçalo Peixoto”. A escolha de Vanessa Martins foi simples, bastou pegar em peças da coleção passada do designer para dar as boas vindas à coleção primavera/verão 2023.  

Apesar de no dia a dia admitir que gosta de andar o mais descontraída possível — “se pudesse andar de fato de treino o dia todo, andava”, para a ModaLisboa escolheu uma roupa mais sofisticada, assim como a maquilhagem, feita por Sara Castro. 

Tempo total: “Demorei cerca de 1h20. Estava tudo decidido, por isso foi só executar”.  

Olívia Ortiz   

A influencer Olívia Ortiz foi ver o desfile da Duarte e usou, claro, as peças feitas por Ana Duarte.   

"Quando fui ao showroom e vi esta coleção, fiquei encantada. Adoro este tipo de peças, um bocadinho mais marcantes. Tenho um estilo um bocadinho mais elegante/clássico”, disse Olívia. A maquilhagem e penteado ficaram a cargo da ex-apresentadora.  

"Aprendi muito em televisão, com muitos profissionais", disse. Para garantir que a make-up resultava, Olívia Ortiz apostou ainda num batom vermelho —o “ponto fulcral".   

Tempo total: “Hoje, extraordinariamente, e não estou a mentir, normalmente é mais tempo, foram 10 minutos”.   

Gourmet

Uma tablete de chocolate preto e um copo de vinho tinto. Quão Guilty é este Pleasure?

Combinações perfeitas acontecem com pouco ou mais dinheiro.

Coolhunting