Desde sempre que ouvimos conversas sobre a mudança da hora. É um assunto que divide opiniões e levanta questões como: continua a fazer sentido?
Por exemplo, recentemente, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, admitiu que esta mudança "já não faz sentido" e que vai propor à União Europeia o seu fim definitivo na Europa, lê-se na CNN Portugal.
Mesmo assim, e apesar de tantos pontos de vista contraditórios, a hora vai mudar já na madrugada do próximo domingo, 26 de outubro, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. Isto significa que quando o relógio marcar 02h00 deves atrasá-lo 60 minutos passando para a 01h00.
Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00, na madrugada de domingo, ou seja o relógio atrasa para as 00h00. E, agora, a hora só deverá mudar novamente a 29 de março de 2026, começando o horário de verão.
Caso não saibas, esta mudança é regulada por uma diretiva (lei comunitária) de 2000 que prevê que anualmente os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, respetivamente. Tudo para marcar o início e o fim da hora de verão.
