Manter uma relação amorosa saudável pode ser complicado. Pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Felizmente, especialistas estão sempre a partilhar conselhos úteis. Por exemplo, recentemente, Mark Travers, um psicólogo, assinou um artigo, na CNBC, em que explica o que os casais felizes fazem ao fim de semana.
Guardam os telemóveis
É importante reservar algum tempo nos dias livres para estarem juntos sem interferência de tecnologia ou de terceiros. Podem fazer qualquer coisa desde que consigam estar concentrados e presentes no momento, explica o psicólogo.
Passam tempo sozinhos juntos
Como assim? É um conselho baseado num conceito derivado da psicologia infantil, chamado parallel play, explica. Basicamente recomenda que os casais se "dediquem à sua atividade preferida separadamente, mas ao lado um da outro".
Criam rituais e rotinas
Saber o que o fim de semana traz pode "ser reconfortante". Segundo o especialista, investigações mostram que "os rituais podem ajudar os casais a organizar as suas vidas de uma forma que permita a coexistência de mudança e estabilidade".
Incluem relações sexuais no calendário
Estudos demonstram que "os casais que têm uma vida sexual satisfatória têm mais probabilidades de serem mais felizes nas suas relações". Marcar uma hora ou momento para relações sexuais pode ajudar quando os casais têm rotinas caóticas.
"Muitas pessoas pensam que isto pode diminuir a espontaneidade, mas, na verdade, elimina o cansaço mental de tentar fazer com que a intimidade aconteça", acrescenta o psicólogo.
Riem-se juntos
Diversão pode ser "uma das ferramentas mais fiáveis que os casais podem utilizar para reforçar a sua relação", explica o psicólogo, citando estudos. Também pode "aumentar a satisfação da relação, atenuar os conflitos e quebrar a sensação de monotonia de que os parceiros podem começar a ressentir-se".