Limpeza de pele | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Já ouviste falar de jejum cosmético? Pode fazer maravilhas à pele

O objetivo é reduzir o ritual de beleza ao essencial para deixar a pele regenerar sozinha.

O TikTok é uma fonte constante de inspiração de novas modas, novos truques, novos looks, mas é na área da beleza que esta rede social tem realmente muita força e influência.

Depois do slugging ou do truque do contorno com autobronzeador, o que se promove agora é que se reduza o nosso ritual de skincare diário ao essencial numa nova técnica chamada de "skin/cosmetic fastingou, em bom português, jejum cosmético.

De uma forma simples, esta técnica consiste em abandonar todos os produtos cosméticos com ativos que alimentam a pele para que se mantenha no seu estado ótimo e usar apenas o básico de manhã e à noite, como um produto de limpeza, um hidratante e, no caso de ser de dia, um protetor facial. Todos os cosméticos que tenham ingredientes ativos mais poderosos, como retinol ou vitamina C, devem ser usados pontualmente em ocasiões específicas.

Mas qual o objetivo? Promover a capacidade que a nossa pele tem para se autorregular e se proteger. Trata-se de confiar nela e deixá-la descansar, pelo menos, durante 48 horas.

Esta técnica pode ser vista como uma versão mais radical do "Skin Cycling", uma proposta que também viralizou no TikTok e que defende a criação de ciclos de quatro noites com rotinas diferentes, limitando a esfoliação e limpeza à primeira noite, a limpeza e o retinol à segunda, e descanso na terceira e quarta noites.

O jejum cosmético não estabelece um calendário cíclico, mas pressupõe a utilização do essencial: limpeza, hidratação e proteção facial diária. Os restantes produtos devem ser aplicados, por exemplo, uma vez por semana.

Para otimizar a técnica e estimular o microcirculação, a oxigenação da pele e a síntese de colágeno e elastina, pode ser feita uma automassagem no rosto, com os dedos ou com um rolo de pedra.

Também é recomendado que se beba muita água para eliminar as toxinas acumuladas com, por exemplo, tomilho, alecrim ou limão, que terão propriedades purificantes, e comer frutas e vegetais ricos em antioxidantes.

No entanto, e como todas as técnicas que vão surgindo, o jejum cosmético pode não ser indicado para todos os tipos de pele, por exemplo, em casos de eczema, psoríase, pele atópica. Por isso, não hesites em consultar um dermatologista antes de iniciares este jejum.

Coolhunting

Encontrámos na Bershka o gémeo do vestido viral da Skims

Foi na Bershka que descobrimos a réplica perfeita do vestido viral da Skims e a um preço bem simpático.

Nécessaire