Running. Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Veredicto VERSA: afinal, é este o smartwatch que vamos querer no pulso

Apple ou Xiaomi? Fizemos o teste. Na disputa entre smartwatches, só nos interessa aquele que nos põe em forma.

A cada dia que passa, o mercado do fitness oferece-nos uma panóplia de dispositivos que nos ajudam a aferir diversas métricas, tais como índice de massa corporal, as calorias queimadas durante um treino, os batimentos cardíacos, as distâncias percorridas, entre outras informações – o que torna a escolha bastante difícil na hora de adquirir um smartwatch.

E se há um dispositivo que tem vindo a ganhar inúmeros adeptos é o Apple Watch, que parece estar no pulso dos aficionados de desporto ou daqueles que já não vivem sem a monitorização do seu treino. No entanto, não falamos de um acessório acessível, já que o seu preço pode rondar os 300 e os 1000 euros. Por essa mesma razão, quisemos ver se o nosso treino ficava bem entregue à Xiaomi Smart Band 7, à venda por 59,99 euros – e, deixando o spoiler, não houve desilusões.

E, como não queríamos prejudicar os resultados com o nosso sedentarismo, pedimos a um jovem atleta de 31 anos que usasse o Xiami Smart Band 7 num pulso e um Apple Watch no outro, durante um treino intenso de 50 minutos, para compararmos resultados.

Entre vários medidores, o Apple Watch registou o gasto de 494 calorias durante o treino, enquanto o Xiami Smart Band registou 510 calorias, tendo sido mais preciso no registo de duração da atividade física.

Quanto aos quilómetros: segundo o Apple Watch, foram percorridos 4,9, já o Xiomi registou 4,3. A média de batimentos cardíacos ficou entre os 85-191 e os 80-181, segundo o Apple Watch e o Xiaomi, respetivamente.

Ressalvamos estes resultados, mas o registo da performance foi, no geral, idêntico. Aliás, em matéria de fitness, ambos oferecem funcionalidades semelhantes. A Xiaomi diz-te a carga, a recuperação, a duração e o efeito do treino em mais de 120 modalidades, e é de notar que, nesta experiência, foi bastante rápido no processamento das informações. Para questões mais técnicas, esta pulseira é também idêntica ao Apple Watch nos seguintes sensores: Acelerómetro, Batimentos cardíacos, Giroscópio, Proximidade e SpO2.

Para quem é adepto de um estilo de vida saudável e procura um colega de corrida fiável, fica a saber que, afinal, o barato não sai caro.

Coolhunting

19 galochas para voltar à infância e pisar poças com estilo

A chuva pede que calces umas galochas e que não que te feches em casa. Há opções de cano alto ou baixo, mas sempre à altura da tua carteira e da vontade de reviver outros tempos.

Nécessaire