Aos 56 anos, Salma Hayek revelou o seu principal segredo de skincare para manter uma pele jovem e luminosa e não envolve cremes. Aliás, não envolve absolutamente nada, nem sequer água.
Foi numa entrevista à edição britânica da revista GQ, que a atriz fez a revelação: “A minha avó ensinou-me a nunca lavar o rosto de manhã”, diz, porque “durante a noite a pele produz óleos que ajudam a tez a ficar com um aspeto mais jovem e regenerada. Por isso, lava muito bem a pele à noite, mas não laves o teu trabalho árduo logo de manhã", aconselha.
Ora, todos nós fomos “programados” para lavar a cara assim que acordamos, seja para refrescar a pele ou para remover resíduos de produtos que aplicámos para atuarem durante a noite. Portanto, este conselho de Salma Hayek vem lançar o debate. Devemos ou não lavar o rosto de manhã? As opiniões dividem-se:
Para o fundador da SOS Serum Skincare, Bruce Green, ”deves limpar o rosto à noite antes de dormir e novamente pela manhã antes de começar o dia. A limpeza da pele torna-a mais recetiva aos ingredientes ativos dos produtos de tratamento”.
O mesmo defende Vipin Sharma, responsável pela investigação da Fixderma India Pvt Ltd: “A tua pele pode ser oleosa, seca, normal ou propensa a acne. Mas uma coisa deve ser comum a todos os tipos: limpar os poros e remover os vestígios da rotina de skincare noturna pela manhã”.
Já Nausheen Qureshi, bioquímica especialista em cuidados de pele, defende a limpeza diária do rosto, mas basta uma vez. “Lavar à noite faz sentido, pois a principal atividade da limpeza é remover a sujidade, os ativos decompostos e as partículas de poluição que geralmente ficam presas no sebo oleoso do rosto. Geralmente não há necessidade de fazer o mesmo pela manhã, se mantiveres a higiene adequada dos lençóis e fronhas, é claro. Se limpares duas vezes ao dia, corres mais risco de romper a barreira da pele, o que pode causar sensibilidade e ressecamento."
E tu, de que lado estás?