Salma Hayek | Fotografia: Dimitrios Kambouris/Getty Images for TIME
Nécessaire

Salma Hayek não lava o rosto de manhã e as opiniões dividem-se

Calma, não vamos já assumir que é falta de higiene. Este truque de beleza tem uma explicação lógica.

Aos 56 anos, Salma Hayek revelou o seu principal segredo de skincare para manter uma pele jovem e luminosa e não envolve cremes. Aliás, não envolve absolutamente nada, nem sequer água.

Foi numa entrevista à edição britânica da revista GQ, que a atriz fez a revelação: “A minha avó ensinou-me a nunca lavar o rosto de manhã”, diz, porque “durante a noite a pele produz óleos que ajudam a tez a ficar com um aspeto mais jovem e regenerada. Por isso, lava muito bem a pele à noite, mas não laves o teu trabalho árduo logo de manhã", aconselha.

Ora, todos nós fomos “programados” para lavar a cara assim que acordamos, seja para refrescar a pele ou para remover resíduos de produtos que aplicámos para atuarem durante a noite. Portanto, este conselho de Salma Hayek vem lançar o debate. Devemos ou não lavar o rosto de manhã? As opiniões dividem-se:

Para o fundador da SOS Serum Skincare, Bruce Green, ”deves limpar o rosto à noite antes de dormir e novamente pela manhã antes de começar o dia. A limpeza da pele torna-a mais recetiva aos ingredientes ativos dos produtos de tratamento”.

O mesmo defende Vipin Sharma, responsável pela investigação da Fixderma India Pvt Ltd: “A tua pele pode ser oleosa, seca, normal ou propensa a acne. Mas uma coisa deve ser comum a todos os tipos: limpar os poros e remover os vestígios da rotina de skincare noturna pela manhã”.

Nausheen Qureshi, bioquímica especialista em cuidados de pele, defende a limpeza diária do rosto, mas basta uma vez. “Lavar à noite faz sentido, pois a principal atividade da limpeza é remover a sujidade, os ativos decompostos e as partículas de poluição que geralmente ficam presas no sebo oleoso do rosto. Geralmente não há necessidade de fazer o mesmo pela manhã, se mantiveres a higiene adequada dos lençóis e fronhas, é claro. Se limpares duas vezes ao dia, corres mais risco de romper a barreira da pele, o que pode causar sensibilidade e ressecamento."

E tu, de que lado estás?

Nécessaire

Quanto tempo depois de beber café deves lavar os dentes?

Se consomes café e depois lavas os dentes, podes estar a prejudicar a tua saúde oral. Uma higienista oral explica como deves fazer.

Nécessaire