Masterclass of Happiness | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Ninguém nasce ensinado a ser feliz. É possível aprendê-lo?

Depois de a Finlândia anunciar a Masterclass of Happiness, perguntamo-nos o que é isto de aprender a ser feliz? E a resposta é dada pelos finlandeses.

A Finlândia é, pelo sexto ano consecutivo, considerado o país mais feliz do mundo, de acordo com o último Relatório da Felicidade Mundial. O mundo inveja-lhes a felicidade e tenta perceber como alcançá-la. 

No livro Sisu: O Segredo Finlandês Para Encontrar a Felicidade, lançado em 2018, foi revelada a teoria de como os finlandeses conseguem transformar corpo, mente e espírito para serem mais felizes e, neste caso concreto, através da experiência da jornalista Katja Pantzar.

Para passar da teoria à prática, a Finlândia abriu a Masterclass of Happiness (“aula da felicidade”, na tradução), com todas as despesas de viagem e alojamento incluídas, que ensina a ser feliz. As inscrições para o curso fecharam a 2 de abril, mas a questão que paira no ar é: afinal, o que é isto de aprender a ser feliz? Não podemos ser felizes sem ter de ir à Finlândia aprendê-lo num programa de quatro dias no resort Kuru, em Rantasalmi?  

O que defendem os finlandeses é que “a felicidade não é uma habilidade mística com a qual se nasce – é uma abordagem da vida que se pode aprender”, pode ler-se no site Visit Finland, que está a promover a masterclass.  

E precisamos mesmo de aprender a ser felizes? Talvez não, se considerarmos que já o somos, mas aprender novas dinâmicas para reforçar o bem-estar e, consequentemente, a felicidade nunca é demais. A Versa selecionou os tópicos principais que vão ser ensinados na masterclass e que, segundo os organizadores, promovem a felicidade.  

Alimentação e bem-estar 

Os finlandeses focam-se no sabor e nos benefícios nutritivos dos ingredientes que cozinham. E antes de estes chegarem ao prato, são confecionados com recurso a receitas práticas. 

Saúde e equilíbrio 

Outra dica: tirar proveito dos benefícios terapêuticos da natureza – como o silêncio e o ar puro – e aproveitar o ar livre para fazer as mais diversas atividades. O guia e fotógrafo Aki Mikkola é adepto deste método.  

 

Design e quotidiano 

A decoração nórdica é uma das mais famosas pelo uso de materiais naturais e práticos que tantos apreciam. No que toca ao design finlandês em matéria de decoração, nota-se união entre a natureza e a vida urbana, que junta ainda design tradicional e métodos inovadores. 

Estilo de vida 

Na base do estilo de vida de um finlandês está a natureza. E é por isso mesmo que a masterclass vai acontecer junto a um lago localizado no meio de uma floresta de pinheiros e os quartos não têm televisão para se desfrutar do que está ao redor.  

Este é um dos métodos para ser feliz, assim como ter uma boa noite de bom sono para um descanso pleno e recuperador.  

Design e Artes

Lamborghini Revuelto: o primeiro híbrido da marca

O preço ainda não foi revelado, mas a marca já confirmou que os modelos produzidos estão todos vendidos durante dois anos.

Nécessaire