Segundo Brian Hoey, autor de publicações sobre a família real, a rainha Isabel II tinha uma rotina de banho particular: às 7h30, enquanto esperava que o banho ficasse pronto, desfrutava de uma chávena de chá preto e ouvia a BBC Radio 4. Contudo, a monarca que esteve à frente do trono do Reino Unido durante 70 anos não é a única a ter hábitos incomuns na hora do banho.
Há uma nova tendência no TikTok que defende que a melhor forma de comer laranjas é durante o banho. É um hábito menos sofisticado do que a da rainha Isabel II, mas que vem sendo praticado há vários anos dentro dos hammams (banho turco), em Marrocos, onde é comum levar-se laranjas ou clementinas; ou por homens no Iraque, tratando-se de uma tradição antiga, como várias publicações dão a conhecer.
Um hábito cultural que agora se torna viral através da rede social, na qual o utilizador Austin Otier refere todos os benefícios de comer laranjas no banho.
A primeira é “eliminar qualquer preocupação com a sujidade” e ainda o facto de o calor e o vapor do banho ajudarem a intensificar o sabor e o cheiro da laranja, o que “está relacionado com o alívio do stress”, de acordo com o autor do vídeo com mais de 7 milhões de visualizações.
De facto, um estudo publicado na revista científica MDPI afirma que a “inalação de óleo essencial de laranja durante 90 segundos causa uma diminuição significativa na concentração de oxi-hemoglobina [quando a hemoglobina se liga ao oxigênio] no córtex pré-frontal direito do cérebro, o que aumenta as sensações de conforto, relaxamento e os sentimentos naturais."
Para os que ficam incomodados com o cheiro da laranja nas mãos, esta é uma forma de eliminá-lo de imediato, com o benefício extra de um banho mais relaxante.